A última consolidação de dados da Nextdial, realizada ao final de outubro de 2022, mostra como as pessoas ouvem rádios em plataformas digitais, apurando a audiência digital de mais de 300 emissoras em todo o Brasil. O levantamento revelou que 70% dos ouvintes digitais sintonizam por meio de smartphone ou tablet.
65% dos acessos por dispositivos móveis são por aplicativos, enquanto 35% das pessoas fazem isso pelos sites das rádios. Os agregadores de rádio, apps que permitem sintonizar em diversas emissoras, correspondem a 50% do consumo em dispositivos móveis. A duração média da sessão é de 25 minutos.
O tempo médio diário de escuta dos ouvintes, entre todas as plataformas digitais, é de 2h40. 12% dos acessos são pelo computador, com duração média da reprodução de 1h05. 4,5% são por smart speakers, com 58 minutos, e 1% por smart TVs, com 1h02.
O levantamento também mostrou que mais da metade dos ouvintes, 55%, não está dentro da região de cobertura do sinal terrestre das emissoras.