A Factorial é uma hrtech espanhola, desenvolvedora de software de gestão de pessoas e de despesas para a área de recursos humanos e departamento pessoal. Em janeiro, chegou ao Brasil e em menos de um ano o País tornou-se o principal mercado em receita da startup. O crescimento nos 11 primeiros meses de 2022 foi superior a 1.000% quando comparado com os outros nove mercados de atuação da marca e o faturamento no País superou 1 milhão de euros no mesmo período. Atualmente, são mais de 800 clientes por aqui e na América Latina o número passou de 1 mil. A startup atua em oito países: França, Portugal, Itália, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e México. Renan Conde, diretor Brasil e EUA da Factorial atribui o sucesso da ferramenta ao fato de o brasileiro adotar de maneira fácil e rápida as tecnologias em geral, mas também porque se trata de uma solução completa, do onboarding ao offboarding, sem que as empresas precisem de diferentes aplicações.
“Temos a meta de democratizar a tecnologia para o RH. Nossa plataforma é completa e acessível não só para as grandes, mas também para pequenas e médias empresas”, explica o executivo.
Em outubro, a Factorial recebeu aporte Série C de US$ 120 milhões, transformando-se em um unicórnio. O montante será investido principalmente para acelerar a expansão da empresa no Brasil e na otimização de serviços do software.
Com a possibilidade de ser usado simultaneamente por colaboradores e gestores, a aplicação pode ser utilizada tanto pelo computador quanto por dispositivo móvel. O Factorial Expenses reduz o tempo gasto com processos manuais, como a anexação das notas fiscais e o preenchimento de planilhas, economizando em média de 27 horas economizadas mensalmente, de acordo com pesquisas realizadas com mais de 350 clientes que usam a solução.
Além de pesquisas, a hrtech disponibiliza o contato por WhatsApp que pode ser usado desde a prospecção do cliente até o pós-venda. “É uma solicitação dos clientes ter o pós-venda no WhatsApp”, explica Conde. E 95% do contato é pelo app de mensageria. “Mas o atendimento é 100% humano”, completa. Esse tête-à-tête virtual com o cliente permite que a Factorial absorva melhor alguns feedbacks dados pelos parceiros e essa contribuição pode ser aceita e fazer parte da plataforma, que é atualizada a cada três meses.
Modelo de negócios e expansão
Com mais de 60 mil empresas atendidas pelo software – como KFC, Agrotools, Play9, Booking.com, Kakau e Sou Smile – a Factorial adota um modelo de negócio SaaS e as companhias podem contratar a plataforma mensalmente ou anualmente.
No momento, o escritório no Brasil conta com 90 colaboradores. A projeção é que, para 2023, sejam entre 130 e 140 funcionários. “Estamos com várias vagas abertas, inclusive”, diz Conde.
Para 2023, a ideia não é expandir territorialmente, mas deixar a solução 100% alinhada com cada um dos países onde atua. “Estamos preocupados com a robustez da ferramenta para as localidades onde estamos”, diz o diretor de Brasil e EUA da Factorial.
A ferramenta
O software da Factorial possui uma série de recursos para o RH. Confira:
– automatização do controle de ponto, pedido e gestão de férias;
– pedido de ausência;
– gerenciamento da folha de pagamento de cada pessoa da equipe;
– centralização e aprovação de gastos da empresa;
– reembolso de despesas;
– pesquisa de clima, avaliação de desempenho;
– relógio de ponto digital;
– gestão de documentos;
– portal do colaborador;
– gerar relatórios;
– avaliação da empresa, como saber a quantidade de colaboradores por sexo e equiparidade salarial;
– recrutamento de colaboradores;
– criação de grupos de bate-papo para comunicação com os colaboradores.