Ilustração: La Mandarina Dibujos/Mobile Time

A Octadesk contabilizou 10 milhões de mensagens trocada via WhatsApp entre empresas e clientes que usam sua plataforma de atendimento conversacional nos dias que antecederam o Natal, 18 a 24 de dezembro. O volume de conversas registrado na plataforma foi quatro vezes superior em comparação com os 2,5 milhões de mensagens no mesmo período em 2021.

Com exclusividade ao Mobile Time, a companhia revela ainda que teve um período de forte trocas de mensagens depois da data festiva: 7,5 milhões de conversas entre os dias 26 e 30 de dezembro, um incremento de 37% ante o mesmo período um ano antes.

Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, credita essa movimentação ao novo perfil do consumidor brasileiro que passa a preferir o canal de comércio conversacional e jornada de compra personalizada, do começo ao final da compra, mas também à troca de presentes. O executivo explicou que o uso de tecnologias – como chatbots – permite ao cliente fazer “autoatendimento e concluir o processo de devolução automático sem acionar o atendimento humano”, algo que deixa a experiência de troca “mais ágil” e a equipe comercial “à disposição para atrair novos clientes e alavancar as vendas”.

Um varejista que atestou esse movimento foi a loja dedicada a atletas de corrida de rua e atletismo Velocità. Segundo Alexandre Estefano, sócio do e-commerce esportivo, a movimentação das vendas com as trocas de mensagens na semana pós-Natal “faz parte do período e contribui” para a melhoria do negócio. Isso permite que novos clientes cheguem à loja e, com isso, o varejista oferece novos produtos e fideliza o usuário para futuras compras.

 

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