Riocard Mais

Foto: divulgação

A Riocard, empresa de bilhetagem dos meios de transporte do Rio de Janeiro, lançou nesta segunda-feira, 16, uma nova versão de seu aplicativo, o Novo Riocard Mais (Android, iOS). Com ele, o passageiro poderá gerar um cartão virtual, comprar créditos por Pix e cartões de débito e crédito e pagar o bilhete pelo celular, via NFC.

Para realizar o pagamento por aproximação, o usuário deverá ter um aparelho com a tecnologia, assim como o equipamento validador também precisará ter a solução.

Atualmente, segundo a Riocard, 70% da frota de ônibus conta com equipamentos habilitados para o pagamento por aproximação, e o sistema está implementado também nos outros modais – trens, metrôs e vans. Somente o VLT não possui, mas está em fase de testes para receber a solução em fevereiro. Pelo aplicativo Moovit  (AndroidiOSWebApp), os passageiros podem conferir os modos de transporte já equipados com a tecnologia NFC.

O pagamento de passagens por NFC já existia em um outro app, o Cartão Digital + Valida Mais (Android), lançado em julho de 2022. Mas a Riocard optou por fazer a integração dos aplicativos e concentrar os serviços oferecidos, tornando o processo ainda mais seguro por conter autenticação por senha e biometria na nova versão do serviço. Até o momento, o Cartão Digital + Valida Mais está instalado em mais de 2,3 milhões de celulares. A empresa deverá desativar ou atualizar gradualmente a partir da migração dos clientes para o novo produto. O novo Riocard Mais também está com a identidade visual diferente, com mais atalhos das funcionalidades disponíveis. Uma das novidades é a função “alerta de saldo”, que envia ao passageiro uma notificação quando o valor contido no cartão estiver abaixo de R$ 25.

O botão “me chame no Whatsapp” permite que o passageiro tire dúvidas com o assistente virtual da Riocard Mais, o Tomais, também disponível pelo número (21) 2127-4000.

No momento, o app Riocard Mais está disponível apenas para usuários Android. Em breve estará liberado para o sistema iOS.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!