A Netflix (Android, iOS) anunciou uma troca de comando, nesta quinta-feira, 19. O cofundador e até então co-CEO da plataforma de streaming, Reed Hastings, deixa a posição, após 25 anos. Agora, ele se torna presidente do conselho da companhia.
No seu lugar, entram como co-CEOs da Netflix os executivos Greg Peters (então COO) e Ted Sarandos (então CCO, chefe de conteúdo), que havia sido promovido a essa posição em julho de 2020. De acordo com Hastings, a sucessão estava sendo planejada há anos. O cofundador estava passando, aos poucos, a administração da companhia aos dois.
“Foi um batismo de fogo, dado à Covid e os recentes desafios dentro do nosso negócio. Mas ambos se saíram incrivelmente bem, garantindo que a Netflix continue a melhorar e desenvolvendo um caminho claro para reacelerar nossa receita”, escreveu o cofundador, em comunicado.
Ambos são considerados essenciais na plataforma de streaming. Peters, que atua há mais de 15 anos com Hastings e seu novo parceiro de chefia, teve papel-chave na reestruturação da Netflix. De acordo com Hastings, ele tem sido fundamental na condução de parcerias, no lançamento de publicidade na plataforma, assim como na sua recente empreitada nos games.
Como CCO, Sarandos foi responsável por expandir o catálogo da plataforma para outros nichos. “Ted teve a visão e a habilidade iniciais de introduzir uma programação original, mudando nossa trajetória como empresa. Ele se moveu rapidamente para expandir para originais internacionais, filmes, animações e improvisados – apostas que ajudaram a ampliar nossa lista de conteúdo e que exigiram coragem devido a todo o ceticismo”, disse Hastings.
Balanço financeiro
A Netflix também divulgou nesta quinta-feira o seu balanço financeiro, referente ao último trimestre de 2022. A plataforma de streaming adicionou quase 7,7 milhões de usuários pagantes no 4T22, diante da projeção de 4,5 milhões, feita pela companhia em outubro de 2022. A Netflix fechou o ano com 230,7 milhões de assinantes pagos, tendo adicionado ao longo do ano 8 milhões – seu pior crescimento da história.
A receita da companhia subiu para US$ 7,9 bilhões, no quarto trimestre de 2022, um aumento de 2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Parte disso está creditado ao sucesso de seu novo plano de assinatura com publicidade, iniciado em novembro de 2022 – uma forma de tentar contornar um ano que não ia tão bem para a companhia. No primeiro semestre, a plataforma registrou a perda de 1,2 milhão de assinantes pagos, a primeira vez que isso ocorreu em sua trajetória.
“Continuamos a operar em um mercado altamente competitivo, pois os consumidores têm um grande número de opções de entretenimento. Além de nossos concorrentes diretos de streaming, também disputamos o tempo dos consumidores contra TV linear, YouTube, entretenimento curto, como TikTok, e jogos, para citar apenas alguns”, afirmou a companhia, em comunicado.