A Apple registrou queda em suas vendas no quarto trimestre de 2022 (o primeiro trimestre fiscal da empresa) em 5,5%, de US$ 123 bilhões em 2021 para US$ 117,2 bi em 2022. No fim, o lucro líquido foi de US$ 30 bilhões, queda de 13% na comparação com o mesmo período no ano anterior, quando chegou a US$ 36,63 bilhões.
O iPhone gerou US$ 65,8 bilhões em receita no período, abaixo da estimativa de US$ 68,3 bilhões. Isso também representa queda de 8% em relação aos US$ 71,6 bilhões que o produto arrecadou um ano antes.
Curiosamente, o iPad registrou alta em suas vendas, indo de US$ 7,25 bilhões em dezembro de 2021 para US$ 9,40 bilhões no mesmo período do ano passado. O segmento vestíveis, casa e acessórios – que inclui os produtos Apple Watch, alto-falantes HomePod, Apple TV, AirPods e Beats – teve uma pequena queda, de US$ 14,7 bilhões em 2021 para 13,49 bilhões um ano depois.
Os serviços geraram US$ 20,8 bilhões em receita, superando as estimativas de US$ 20,5 bilhões e crescendo em relação aos US$ 19,5 bilhões do ano anterior. O aumento de preço ajudou. O custo do Apple Music aumentou US$ 1 por mês, com o Apple TV+ subindo US$ 2. A categoria também inclui a App Store, atendimento ao cliente AppleCare e reparos, além de ofertas como Arcade e News+.
Além do aumento em serviços, a empresa destacou em seu balanço financeiro anunciado nesta quinta-feira, 2, a marca de 2 bilhões de dispositivos ativos em sua base instalada.