O Google apresentou, nesta segunda-feira, 6, o Bard, seu novo chatbot baseado em inteligência artificial (IA), que deve rivalizar com o ChatGPT, da OpenAI. O serviço de IA conversacional atualmente possui acesso restrito a um grupo de testes, mas deve se tornar amplamente disponível nas próximas semanas, segundo a empresa.
O chatbot é baseado na Language Model for Dialogue Applications (LaMDA), uma família de modelos de linguagem neural conversacional do Google. Além de dar respostas aprofundadas sobre temas diversos, ele possui um diferencial – consegue reunir informações sobre eventos mais recentes. Ele é capaz de enumerar, por exemplo, as novas descobertas do Telescópio Espacial James Webb da NASA, ou “os melhores atacantes de futebol no momento”.
A versão inicial do Bard, que passa por testes, é utilizar um modelo mais leve do LaMDA, que requer menos poder de computação. Por isso, mais usuários conseguem participar dos testes e dar feedback. “Vamos combinar o feedback externo com nossos próprios testes internos para garantir que as respostas de Bard atendam a um alto nível de qualidade, segurança e fundamentação em informações do mundo real”, disse o CEO do Google e da Alphabet, Sundar Pichai, ao anunciar as novidades.
IA na Busca
Na conferência sobre os resultados financeiros do último trimestre de 2022, Pichai já havia dito que o tradicional serviço de busca do Google passaria por uma renovação, utilizando recursos de IA. Agora, o CEO oficializou a mudança. Quando usuários fizerem algumas pesquisas, os primeiros resultados não serão links, mas sim possíveis insights levemente aprofundados relacionados à busca.
“É mais fácil de aprender piano ou violão e quanta prática cada um precisa?” é um dos exemplos citados por Pichai. Ao fazer a pesquisa, os algoritmos de IA fornecem uma resposta com alguns pontos de vista sobre o tema, além da recomendação de professores de música.
De acordo com o CEO, os recursos de IA da Busca serão lançados em breve. Na próxima quarta-feira, 8, o Google promoverá um evento no qual dará mais detalhes sobre o assunto.
Desenvolvedores
Outra novidade anunciada por Pichai é que desenvolvedores, criadores e empresas individuais poderão experimentar a API de linguagem generativa do Google, a partir de março de 2023. Inicialmente ela utilizará o LaMDA. A companhia planeja lançar mais ferramentas e APIs para facilitar a criação de aplicativos com IA no futuro.