Desde 2019, as catracas do metrô da cidade do Rio de Janeiro e nas linhas de ônibus operadas pela MetrôRio possuem uma solução da Visa de pagamento direto, com cartão de crédito ou débito, por aproximação. Smartphones com carteiras digitais e suporte para NFC também podem ser utilizados. Em 2023, a companhia tem planos para incluir ou ampliar a solução em etapas da jornada de outros meios de transporte.
A Visa quer introduzir o método para pagamento de estacionamentos, em estabelecimentos como shoppings e aeroportos. Também está desenvolvendo pilotos com empresas de mobilidade, para agregar a solução em pagamentos de aluguel de bicicleta e carregadores de carros elétricos. Outra área na qual pretende ampliar esse meio são os pedágios – alguns já recebem a tecnologia, no Brasil.
O uso da solução aumentou 210% no último trimestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano anterior, no metrô do Rio. Na visão de Julio Ramos, diretor sênior do Visa LabGarage, unidade da companhia focada em mobilidade urbana, o salto pode ser explicado por conta da pandemia, já que o projeto teve início pouco antes da emergência global. Com a circulação maior de pessoas nas ruas, o pagamento sem contato cresceu. Em algumas semanas, a solução receberá uma atualização: não será preciso nem mesmo abrir o app da carteira digital ou desbloquear o celular. Bastará a pessoa aproximar o dispositivo para passar na catraca.
Quando a solução foi lançada, em 2019, os smartphones eram utilizados com mais frequência do que os cartões físicos. Hoje, é o contrário – há muito mais uso do cartão do que de dispositivos com NFC. Segundo Ramos, isso ocorre porque o cartão com a tecnologia contactless começou a ser distribuído com velocidade maior nos últimos anos.
Após a implementação com o MetrôRio, a Visa também começou um projeto piloto com a SPTrans, na cidade de São Paulo, para pagamentos em algumas linhas de ônibus, ainda em 2019. Em 2020, foi a vez de barcas, no Rio de Janeiro. Em 2022, outros países da América Latina ganharam a solução, que é uma criação da Visa do Brasil. A companhia começou a ampliar para pedágios, em 2022.
Pagamentos sem contato
Para Fernando Amaral, vice-presidente de Produtos e Inovação da Visa, os pagamentos sem contato podem crescer muito no Brasil, onde a parcela desta modalidade ainda não é tão expressiva, em comparação com outras. Uma das tendências na qual a companhia quer investir é no uso dos smartphones para pagamentos contactless. “Estamos trabalhando muito na evolução do pagamento sem contato através de dispositivos móveis. Tem vários trabalhos sendo feitos com carteiras digitais e fabricantes para evoluirmos mais rápido. Hoje, a penetração é bem menor do que os cartões físicos”, contou.