Está em fase de testes a implementação do ChatGPT em alguns dos produtos da Zenvia. Neste primeiro momento, a ideia é que a inteligência artificial da OpenAI auxilie os clientes da empresa na produção de conteúdo para disparos em massa. Neste caso, a versão GPT-3 será integrada por meio de API ao Zenvia Attraction. A proposta é que a IA generativa faça sugestões de textos de marketing voltados para email, SMS e WhatsApp, baseados na marca e no objetivo da mensagem. Mas o cliente terá a liberdade de usá-los na íntegra, adaptá-los ou apenas como base de inspiração.
Atualmente, dez empresas testam a solução na plataforma e, em algumas semanas, o GPT-3 deverá estar disponível para os disparos em massa para todos os clientes da Zenvia.
“Estamos empolgados porque o ChatGPT não servirá somente para esse produto. Estamos vislumbrando a solução para outras ferramentas nossas. Não é a tecnologia pela tecnologia. Ela tem potencial para se conectar com outras de nossas ferramentas para ser uma plataforma CX”, diz Roberto Aran, diretor de portfólio da Zenvia.
Os dez clientes que testam a solução acabam usando-a especialmente como uma geradora de insights. “Não teremos o ChatGPT como um substituto da criatividade humana. Mas a tecnologia pode nos dar uma direção e nos poupa do trabalho não criativo, funciona bem na tomada de decisão e de qual caminho tomar. É um suporte para a criatividade”, explica Aran.
Próximo passo
O ChatGPT também poderá ser usado para o atendimento ao cliente. A Zenvia estuda a integração com a solução da OpenAI para ser testada em breve. Não para incrementar os bots, mas para auxiliar os atendentes humanos a encontrar a melhor resposta para o questionamento de quem está do outro lado da linha e de forma mais célere. “Dependendo da pergunta, o humano precisa abrir uma página, um Faq e encontrar a resposta mais adequada. Com as capacidades do ChatGT, poderíamos treinar a IA para propor respostas para o humano, em uma base contextualizada”, explica da Zenvia.
“Temos uma lista com mais de dez opções de uso do ChatGPT. É uma importante proposta de valor para os nossos produtos”, completa.
Modelo de negócio
Como modelo de negócio para a integração do ChatGPT às soluções da Zenvia, Aran explica que não existe, até o momento, uma preocupação em retorno financeiro. “Vamos simplesmente repassar o valor que a OpenAI cobra, ou seja, eles cobram por token, ou quatro letras de uma palavra. Quando trouxermos para os nossos produtos essas soluções, pensamos no incremento de valor dos nossos produtos”, diz.