Em setembro de 2022, a Faculdade UniFatecie, localizada na cidade de Paranavaí/PR, implementou atendimento via assistente virtual por WhatsApp a seus 70 mil alunos, tanto da modalidade de ensino presencial quanto a distância. Por meio de parceria entre as empresas W5 Solutions, da plataforma AnnA, e a WAE, a ferramenta, desde então, atendeu cerca de 97% dos estudantes, ou 67.598, e mais de 81% das pessoas responderam que estavam satisfeitas com o atendimento na pesquisa de satisfação. Entre os serviços oferecidos, está a versão digital do diploma.
Batizada de Thessie, a assistente recebeu 1,979 milhão de mensagens e enviou 11,53 milhões de respostas; a quantidade de sessões na API WhatsApp Business desde o início está, atualmente, em 144,84 mil e a redução dos gargalos está em mais de 70%.
Entre as principais funcionalidades oferecidas pela bot estão: uma versão digital do diploma; declaração de matrícula digital; boletins e notas; 2ª via de boleto; tutoria; além de mais segurança e privacidade dos dados.
As parceiras e os ganhos
Desenvolvida pela W5 Solutions, AnnA é uma plataforma de relacionamento automatizado que utiliza o WhatsApp, Messenger, Telegram e chat. E a WAE é a empresa responsável pelo sistema de gestão da faculdade. Juntas, as companhias desenvolveram a assistente virtual Thessie para substituir um sistema anterior.
AnnA foi integrada com o sistema de gestão da faculdade (ERP), um ganho significativo, já que a opção que havia antes não tinha essa opção e, por isso, o aluno era obrigado a passar todas as informações sempre que entrava em contato com a plataforma. Atualmente, a nova plataforma reconhece quem está falando e traz rapidamente o histórico do aluno.
A UniFatecie também se beneficiou com a ferramenta de BI TDA, na qual os gestores e líderes da faculdade podem visualizar, analisar relatórios e gráficos baseados em dados, como o tempo de atendimento de cada atendente, e entender as principais necessidades dos alunos. A partir desses dados, a instituição de ensino é capaz de tomar decisões e desenvolver soluções para os problemas.
Outro ponto de destaque é a oferta de Tutoria, um serviço no qual o aluno pode acionar diretamente pela Thessie um membro da comunidade que faça parte de grupo de profissionais de cada disciplina, para conseguir apoio e suporte da matéria.
Ao incorporar a assistente virtual, com o objetivo de automatizar processos, a faculdade reduziu de dias para em tempo real as respostas pelo WhatsApp. A partir de agora, a ideia é incorporar novos serviços para Thessie, que devem ser lançados em breve.