A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor) iniciou nesta quarta-feira, 15, conversas com empresas de telecomunicações sobre o combate às fake news. O secretário Wadih Damous se reuniu com representantes da Vivo para discutir como lutar contra a desinformação a partir do não patrocínio, a não monetização e a desmonetização de órgãos, serviços de informação, plataformas, programas ou veículos de comunicação que tragam mensagens de ódio e desinformação aos consumidores
Outro ponto discutido com representantes de Senacon e Vivo foi a respeito do zero rating. Para Damous, quando a pessoa usuária ultrapassa o limite da franquia de Internet, só lhe resta usar aplicativos oferecidos pelas empresas de telecom sem uso da franquia de dados e, em geral, são as redes sociais. Com isso, o usuário fica refém desses aplicativos e das informações que por lá circulam.
Damous comentou sobre um tema que começa a ser discutido entre entidades da sociedade e governo. Em encontro no fim de janeiro, o governo federal se comprometeu em avaliar a legalidade do zero rating.