A Qualcomm apresentou nesta semana a sua plataforma em nuvem para Internet das Coisas, a Qualcomm Aware. Em conversa com jornalistas, Rod Forter, diretor sênior de desenvolvimento de negócios da companhia, explicou que o lançamento da plataforma busca aprofundar o avanço da empresa em novas linhas de negócios e receita recorrente com serviços.
De acordo com dados apresentados pelo executivo, o atual mercado endereçável de IoT é de US$ 100 bilhões, mas deve crescer sete vezes na próxima década. E é nesse espaço que a Qualcomm mira: “Ainda há uma lacuna entre os US$ 100 bilhões e os US$ 700 bilhões no futuro”, explica Forter.
Nesta caminhada, a Qualcomm começa com uma certa vantagem. Apenas em 2022, a fornecedora vendeu 70 milhões de chipsets para rastreamento de dispositivos IoT, um crescimento de 80% nos últimos quatro anos (CAGR). No acumulado histórico, a companhia enviou 350 milhões de chips para o mercado de IoT – em todas as categorias.
Plataforma
A Qualcomm Aware é uma plataforma que combina a tecnologia de sua empresa em chips, com o seu ecossistema de parceiros e integração via APIs, além de ferramentais fáceis para desenvolvedores acelerarem a implantação. Serão oferecidos quatro serviços via nuvem e APIs:
- Localização;
- Conectividade;
- Monitoramento;
- Segurança de ponta a ponta.
Esses serviços poderão ajudar com funções como cercas digitais, gerenciamento de roaming mobile (do 2G ao 5G) e medição de temperatura à distância. Todas as tecnologias foram feitas dentro da Qualcomm, exceto a de localização.
Estratégia
A Qualcomm comprou duas companhias, Skyhook e PoLTE, que têm tecnologias proprietárias as quais usam um banco de dados com 8 bilhões de MAC Addresses (identificador numérico atribuído a uma interface de rede, dispositivo Wi-Fi ou Bluetooth, usado como endereço físico em uma rede local) e centenas de milhões de células de rede. Os valores de compra das duas empresas não foram revelados.
A companhia também fornecerá novos dispositivos focados em aplicações para logística: “Vamos precisar de muitos form factors (design que define o tamanho e a forma de um dispositivo eletrônicos e de seus componentes físicos). Por isso, estamos trazendo essas plataformas de referência para nossos parceiros construírem”, explicou Forter, que veio da Skyhook para a Qualcomm.
Ao todo, 27 empresas estão confirmadas como parceiras do Qualcomm Aware. Entre elas estão Foxconn, Microsoft e Salesforce, além de outros grandes representantes da indústria.
Além de logística, a Qualcomm busca atrair para a plataforma empresas do setor de construção, energia, saúde, indústria, varejo e pagamentos. A plataforma será lançada ainda em 2023.