Durante o Carnaval, Meta lançou um novo serviço de assinatura que permitirá que seus usuários do Facebook (Android, iOS) e do Instagram (Android, iOS) tenham a verificação da conta pela marca azul.

Batizado de Meta Verified, a ferramenta custará US$ 11,99 por mês ou US$ 14,99 mensais para usuários de dispositivos iOS (iPhones) e estará disponível na Austrália e Nova Zelândia em um primeiro momento. Vale dizer que uma assinatura não engloba as duas mídias sociais. Ou seja, a pessoa terá que ter uma conta verificada para Facebook e outra para o Instagram, caso queira.

A assinatura não inclui somente a verificação da conta, mas também “proteção extra” contra falsificação de identidade, “acesso ao suporte da conta e maior visibilidade e alcance”.

Na última segunda feira, 20, Mark Zuckerberg, CEO da Meta, escreveu em seu Facebook:

“Bom dia e novo produto anunciado: esta semana estamos começando a lançar o Meta Verified – serviço de assinatura que permite que você verifique sua conta com um ID do governo, obtenha uma marca azul, obtenha proteção extra contra a identidade de contas que afirmam ser você, e obtenha acesso direto ao suporte ao cliente. Esse novo recurso visa aumentar a autenticidade e a segurança em nossos serviços”.

Ainda segundo Zuckerberg, o novo serviço será lançado em outros países “em breve”.

Neste momento, o novo serviço de verificação está disponível apenas para contas de pessoa física.

A Meta informou que os nomes de usuário do Instagram e do Facebook terão que corresponder a um documento de identificação fornecido pelo governo para receber a verificação, e os usuários terão que ter uma foto de perfil que inclua seu rosto.

Bank of America

Os analistas do Bank of America (BoFA na sigla em inglês) descreveram o serviço de assinatura da Meta como voltado para influenciadores e criadores, e não para consumidores, e observaram que as empresas eventualmente também poderão se inscrever – apesar de ainda não estar liberado para este nicho. O serviço de assinatura pode ser atraente para os influenciadores porque pode “ajudá-los a aumentar a visibilidade e o alcance com um selo e um posicionamento potencialmente mais alto nos resultados de pesquisa e conteúdo”, escreveram os analistas.

Considerando que os serviços de assinatura custam US$ 11,99 por mês, os analistas do BoFA disseram que a Meta poderia gerar US$ 1,7 bilhão “em receita de alta margem em 2024”.

Outras redes com verificação

O teste da Meta de um novo serviço de assinatura segue na esteira do serviço de assinatura Twitter Blue, lançado em dezembro de 2022, que custa US$ 8 por mês, ou US$ 11 mensais para usuários de dispositivos iOS. Esse serviço possui cerca de 300 mil assinantes em todo o mundo, de acordo com um relatório do site de notícias de tecnologia The Information.

O Snap também tem um serviço de assinatura chamado Snapchat+, desde meados de 2022, com um preço de US$ 3,99 por mês. O Snap disse no final de janeiro deste ano, durante seu último relatório de ganhos, que o Snapchat+ agora tem mais de 2 milhões de usuários.

 

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