O Ministério das Comunicações e a Anatel reuniram associações e prestadores de serviços de telecomunicações nesta quarta-feira, 22, para avaliar os danos causados pelas chuvas no litoral de São Paulo. A ideia é tomar as medidas necessárias para restabelecer a comunicação local o quanto antes. A reunião também serviu para que se elabore um protocolo emergencial do setor de telecom para situações como essa.
Segundo comunicado da Anatel, as três maiores operadoras de telefonia móvel e banda larga fixa estão com até 6% das redes afetadas no momento na região, sendo São Sebastião a cidade com a situação mais crítica. Vale lembrar que muitas estradas foram bloqueadas por segurança, dificultando o acesso aos locais que estão com as redes danificadas. No momento, o acesso a algumas praias só pode acontecer pelo mar.
Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o Ministério dos Portos e Aeroportos disponibilizou infraestrutura e logística do Porto de Santos para levar equipamentos a regiões isoladas por terra.
No fim de semana, a Anatel estabeleceu contato com a Defesa Civil para articular o envio de servidores e equipamentos, na tentativa de localizar vítimas por meio do sinal emitido por aparelhos eletrônicos, como celulares e tablets.
A equipe de técnicos da agência trabalha com antenas de alto ganho – que localizam sinais de rádio emitidos pelos celulares de maneira mais precisa – além de binóculos, visores, radiocomunicadores e drones para ajudar nas buscas.
De acordo com um relatório da Defesa Civil pedido pela Anatel, houve o envio de mensagens de alertas públicos via TV por assinatura, aplicativos de mensagens instantâneas (WhatsApp e Telegram) e via SMS para celulares cadastrados de forma voluntária pela população, por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). Foram emitidos, somente por SMS, mais de 125 alertas que resultaram em mais de 10,7 milhões de notificações.
Vale dizer que na terça-feira, 21, a Telebras enviou 10 antenas portáteis para auxílio de comunicação via satélite em São Sebastião, além de dois engenheiros para o suporte e treinamento no manuseio dos equipamentos. As antenas possibilitam conexão com taxa de transmissão de 20 Mbps de download de 2 Mbps de upload.
As operadoras estão fornecendo pontos abertos de Internet Wi-Fi para facilitar a comunicação em regiões atingidas.
Seguem os endereços em São Sebastião:
– Escola Municipal Prof.ª Patrícia Viviani Santana (Av. Prof. José Machado Rosa, 899 – Topolândia)
– Instituto Verde Escola (Av. Marginal, 44 – Praia Barra do Sahy)
– Escola Municipal Prof. Antonio Luiz Monteiro (Estr. do Cascalho, 1409 – Boiçucanga)
– Av. Benedito Izidoro de Moraes, 538 – Juquehy
– Travessa Pinheiros, 66 – Juquehy
Operadoras
Em comunicados, as operadoras Claro, TIM e Vivo informam que estão trabalhando para retomar a operação.
A Claro disse que 95% dos sites operam normalmente e casos específicos estão sendo tratados pontualmente. Disse também que seus clientes da região terão bônus gratuito de Internet móvel de 5 GB por sete dias, tanto para linhas pré-pagas ativas, mas sem crédito no momento, quanto pós-pagas.
A TIMA informou que possui TIM mais de 400 antenas em cinco cidades da região, sendo a grande maioria em São Sebastião, a cidade mais afetada pelas fortes chuvas. “Estamos trabalhando com toda força, com toda a equipe disponível no litoral norte de SP, para restabelecer serviços de voz e dados na região o mais rápido possível. Contudo, várias vias estão com acesso restrito, permitindo a passagem prioritária de equipes de resgate ou da Defesa civil”.
E a Vivo informou que seus serviços de voz e dados foram restabelecidos em boa parte das regiões afetadas. “A empresa segue atuando ininterruptamente para retomar completamente a operação nas demais localidades e mantém suas equipes técnicas em toda a região. A companhia ressalta que vem utilizando meios alternativos para acessar áreas ainda de difícil acesso”.