As operadoras móveis investirão juntas US$ 1,5 trilhão até 2030 no mundo, estima a GSMA. E 90% desse Capex será destinado às redes 5G, disse o diretor geral da entidade, Mats Granryd, durante a abertura do Mobile World Congress, em Barcelona, nesta segunda-feira, 27.
3,6 bilhões de desconectados
Uma das prioridades da GSMA para os próximos anos será reduzir a quantidade de pessoas sem conexão à Internet móvel no mundo, estimadas em 3,6 bilhões. Desse total, 400 milhões estão em regiões sem cobertura móvel. Porém, a grande maioria, 3,2 bilhões, são pessoas que vivem em áreas com sinal móvel e que não assinam o serviço por razões diversas, principalmente financeiras, como o preço do plano ou do dispositivo.
“Esse é um dos maiores desafios que precisamos enfrentar. Temos que trabalhar com todo o ecossistema para resolver questões como o preço dos devices e o letramento digital”, comentou Granryd.
WRC
Para a próxima Conferência Mundial de Radiocomunicações da UIT (WRC-ITU, na sigla em inglês), que será realizada em Dubai, o diretor da GSMA listou três prioridades: conseguir mais espectro em bandas baixas para aumentar a cobertura móvel; harmonização da faixa de 3,5 GHz; e expansão do mobile para a faixa de 6 GHz.