Os smartphones representam apenas 7,6% do tempo que os brasileiros passam consumindo vídeo em seus domicílios, segundo pesquisa da Kantar Ibope Media, com dados de 2022. A grande maioria desse tempo (90,4%) ainda está nas televisões, incluindo as smart TVs, e televisões conectadas (CTVs), como dispositivos para streaming. Desktops (1,6%) e tablets (0,3%) foram os dispositivos menos utilizados.
O estudo considerou o conteúdo em vídeo consumido por TV linear e por plataformas de vídeo online, o que inclui as principais plataformas de streaming que oferecem seus serviços no País e o YouTube. O consumo de vídeo por redes sociais, por exemplo, não entra nessa contagem.
Em um dia típico no Brasil, 8,2% do consumo de vídeo ocorre exclusivamente por smartphones, com uma sobreposição de 14,9% com TVs e CTVs. Isso significa que 23,1% deste consumo é pelo dispositivo móvel, no total.
Esse alcance é diferente entre as faixas etárias. Com pessoas entre 12 e 17 anos, 13,5% do consumo de vídeos acontece só por smartphones, sendo o perfil etário com mais expressividade deste índice. Se considerada a sobreposição do alcance entre TVs, CTVs e smartphones (11,5%), esse número salta para 24%.
Por outro lado, a faixa etária em que o consumo de vídeo mais ocorre por smartphones é aquela entre 35 e 49 anos, com 26,8%. Ainda assim, o consumo exclusivo pelo dispositivo representa apenas 8,1%, já que o índice de sobreposição com TVs e CTVs é mais alto, em 18,7%.
Vídeo online
O smartphone tem maior representatividade no vídeo online, que inclui as plataformas de streaming e YouTube. Nesse caso, 35,8% do tempo que o brasileiro passa consumindo esse conteúdo é por smartphones. Somente 1,3% acontece por tablets e 7,7%, por desktops. TVs e CTVs saem na frente novamente, com 55,1% do consumo.
YouTube é, de longe, a plataforma de vídeo em que as pessoas mais utilizam o smartphone para consumir. 46% do consumo da plataforma, no Brasil, é pelo dispositivo, que ganhou das TVs e CTVs, com 44,8%.
Entre as principais plataformas de streaming, o uso de smartphones também tem maior representatividade: Twitch (32,9%), HBO Max (21,2%), Globoplay (19,3%), Amazon Prime Video (18,1%), Disney+ (15%) e Netflix (8,9%)