No intervalo de um ano, a Take Blip, plataforma de interações inteligentes entre marcas e consumidores em aplicativos de mensagem, aumentou em duas vezes a velocidade de entrega de mensagens, que foram de 650 milhões por dia para mais de 1,6 bilhão por dia. Os números são resultado de sua parceria com a Databricks, empresa global de lakehouse, com a qual economizou R$ 1,2 milhão em custos operacionais de TI, em 2022.
Com o aumento repentino das comunicações digitais entre consumidores e marcas nos últimos anos, por conta da rápida digitalização ocasionada pela pandemia, a Take Blip precisou pensar em uma nova estratégia para lidar com o crescente volume de tráfego. A empresa firmou parceria com a Databricks como forma de escalar seu serviço e atender às novas demandas.
Segundo Tiago Amaral Batista, tech lead e big data architect na Take Blip, no cenário de aumento do tráfego, o desempenho das entregas de mensagens não estava no padrão que a companhia desejava seguir. Nesse sentido, a solução da Databricks atendia às necessidades dos seus clientes, ajudando a escalar o negócio.
Um lakehouse une o conceito de data lake, que armazena grandes volumes de dados não estruturados, e data warehouse, responsável por dados estruturados, como planilhas, CSVs e tabelas de bancos de dados. Este tipo de arquitetura permite que estruturas e esquemas de data warehouses sejam aplicados a dados não estruturados, que normalmente seriam armazenados em um data lake. Os usuários que lidam com dados encontram informações mais rapidamente, já que o lakehouse usa camadas de metadados inteligentes, que ajudam a categorizar e classificar os dados.
O lakehouse da Databricks oferece à equipe da Take Blip uma visão unificada dos dados de seus clientes, permitindo que centralizem cargas de trabalho de análises e de inteligência artificial (IA). De acordo com Débora Reis, líder de sucesso do cliente da Databricks, a equipe pôde impulsionar um crescimento escalável, que se adapta às mudanças no comportamento do consumidor, além de oferecer novos tipos de comunicações e experiências aos clientes.
A possibilidade de gerenciar todos os dados em um só lugar foi outro benefício da integração do lakehouse à infraestrutura da Take Blip. Com isso, é possível compartilhar insights mais facilmente pela nuvem. Antes da mudança, demorava até 24 horas para entregar um painel de business intelligence (BI) aos seus clientes. Com a parceria, é possível fazer isso em segundos. Os clientes podem entender e acessar dados e métricas sobre o negócio e o produto, compartilhando insights entre equipes.