Para 86% das empresas brasileiras, o WhatsApp (Android, iOS) é o canal mais utilizado pela equipe de vendas para contatar leads, de acordo com a segunda edição da pesquisa Panorama de Vendas, desenvolvida pela RD Station, com o apoio da TOTVS e Tallos. O índice está quatro pontos percentuais acima da primeira edição da pesquisa, quando foi 82%.

78% afirmaram que utilizam a versão profissional da ferramenta, o WhatsApp Business. O levantamento ouviu mais de 1,7 mil empresas de diferentes portes e segmentos de todas as regiões do Brasil. O telefone (63%), e-mail (55%), visita presencial (40%), videoconferência (35%) são os outros meios mais utilizados pelas equipes de vendas.

58% das interações com os leads pelo WhatsApp ocorrem de forma ativa, ou seja, a equipe de vendas usa o meio para entrar em contato com seus clientes. Em 42% dos casos, isso ocorre de forma receptiva.

No que diz respeito à frequência das interações, 79% das empresas utilizam o canal para negociações ou follow ups todos os dias; três a quatro vezes por semana (9%); ou uma a duas vezes (7%). Apenas 4% não usam o WhatsApp no processo comercial.

Perguntadas sobre como fazem a gestão das informações coletadas por WhatsApp, 21% afirmaram que têm o aplicativo integrado a um CRM de vendas. 54% não têm um processo definido ou cada vendedor faz a própria gestão desses dados. 25% registram apenas as informações mais importantes no CRM.

Outra pesquisa da RD Station, feita com uma base interna de 40 mil empresas que utilizam sua plataforma, mostra que houve aumento de 43% no número de contas utilizando o botão de atalho que leva ao WhatsApp da empresa, entre 2021 e 2022.

Nesse mesmo período, houve um crescimento de 90% no número de contas utilizando sua extensão de WhatsApp para CRM, chamada WhatStation. Entre os clientes que utilizam a extensão, as conversões cresceram quase 70% e os fechamentos de vendas aumentaram 40%, entre esses dois anos.

 

 

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