A Snap possui mais de 3 milhões de usuários em seu serviço de assinatura, o Snapchat+, que oferece acesso a novos recursos exclusivos e experimentais por US$ 3,99. A rede social anunciou durante seu evento anual Snap Partner Summit 2023, nesta quarta-feira, 19, que chegou à marca de 750 milhões de usuários ativos mensais (MAUs, na sigla em inglês) em mais de 20 países e a faixa etária principal de usuários é de 13 a 34 anos.
Um dos estímulos para a pessoa assinar o Snapchat+, que pode ser encontrado no próprio app do Snapchat (Android, iOS), está nas novidades lançadas de tempos em tempos. Entre elas, o bot My AI, apresentado em fevereiro deste ano e que, atualmente, recebe quase 2 milhões de mensagens por dia. Durante o Snap Partner Summit, foi anunciado que o bot passa a ficar disponível para toda a base de usuários da plataforma. Outra ferramenta nova é que ele será capaz de responder às mensagens dos usuários com uma imagem totalmente gerada por IA. A empresa pretende usar a tecnologia para acelerar o desenvolvimento de recursos de realidade aumentada (AR), ou imagens computadorizadas sobrepostas a fotos e vídeos do mundo real.
Segundo Evan Spiegel, CEO da Snap, o robô foi desenvolvido a partir da abordagem “segurança desde o design” e, ao contrário das conversas com amigos e familiares, essas são armazenadas para melhorar a experiência do produto. “My AI está longe de ser perfeita, mas fizemos muito progresso”, disse durante o evento. “Por exemplo, 99,5% das respostas do My AI estão em conformidade com as diretrizes da comunidade. Também trabalhamos para incorporar a idade de cada Snapchatter quando eles estão se comunicando com o My AI para ajudar a garantir que suas interações sejam apropriadas à idade”, completou.
E o Snap Map também terá novidades, com pontos de referência em 3D, nova opção de compartilhamento de localização ao vivo por mais tempo, tornando mais fácil de encontrar a pessoa.
Há também novidades voltadas para os criadores de conteúdo. Entre elas, programas de monetização e Stories públicos.
Monetização
Agora, criadores com o mínimo de 50 mil seguidores, 25 milhões de visualizações mensais do Snap e que postam pelo menos dez Stories por mês podem se qualificar para participar do programa de compartilhamento de receita do Stories.
Vale dizer que o programa de compartilhamento de receita do Stories insere anúncios nessas publicações dos criadores, fornecendo uma fonte de pagamentos em dinheiro.
Os criadores de um piloto inicial do programa de compartilhamento de receita do Stories já estão postando com mais frequência no Snapchat, e, com isso, o tempo total que os Snapchatters passam assistindo aos Stories desses criadores nos EUA mais que dobrou ano a ano.
Stories públicos
A partir desta quarta, os Snapchatters com 18 anos ou mais poderão postar seu próprio Stories público. Para isso, o usuário deve abrir a câmera, criar um Snap e optar por compartilhá-lo com amigos ou adicioná-lo ao Stories público, tudo na mesma conta.
Snap AR
A realidade aumentada do app Snapchat poderá ser encontrada em outros apps, sites e locações físicas, expandindo as possibilidades de negócio da AR para o mercado B2B, no formato SaaS. A AR Enterprise Services (ARES) leva o conjunto desta tecnologia para além da rede social.
ARES apresenta o serviço e Shopping Suite, que pretende facilitar as compras de roupas e adereços. Um dos exemplos dados é na loja brasileira Farm Rio, que vai usar o visualizador 3D em suas lojas, permitindo que os clientes experimentem virtualmente, por meio da AR as roupas. Além de experimentar uma roupa, é possível encontrar o tamanho adequado por meio da ferramenta Fit Finder.
Segundo a Snap, entre os primeiros clientes que obtiveram sucesso com o Shopping Suite está o varejista de óculos Goodr, que descobriu que seus clientes tinham 81% mais chances de adicionar produtos ao carrinho depois de usar o AR Try-On. Eles também observaram um aumento de 67% na conversão para usuários de dispositivos móveis, levando a um aumento de 59% na receita por comprador.