O presidente da Cielo, Estanislau Bassols, destacou a digitalização que a empresa passa para melhorar a entrega de produtos e serviços de valor agregado com o objetivo de ser uma referência em tecnologia no Brasil. Durante a divulgação do resultado financeiro do primeiro trimestre, o executivo afirmou que a digitalização já apresenta impacto nos ganhos da adquirente, como aumento da penetração em canais digitais e o uso de chatbot e inteligência artificial (IA) na operação.

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Estanislau Bassols, presidente da Cielo (Credito – Claudio Gatti)

Um exemplo recente dado por Bassols é a utilização de inteligência artificial para ofertar produtos ao cliente com base em seu interesse e perfil. Também afirmou sobre o uso “mais intensivo da inteligência de dados” aplicada ao negócio da empresa, como uma ferramenta que detecta problemas em maquininhas de cartões de forma antecipada, como o fim do ciclo de vida da bateria.

“Esse tipo de recurso eleva a nossa produtividade no contato com os nossos clientes e os níveis de satisfação que, aliás, são 60% maiores em comparação a atendimentos reativos. E gera a maior disponibilidade dos terminais, o que colabora para as vendas promovidas pelos nossos clientes e por tabela para nossa capacidade de geração de receitas”, completou o presidente.

Parte dessas ações da Cielo foram destaque em relatório nesta semana de Judson Althoff, vice-presidente executivo e diretor comercial da Microsoft, sobre o uso de inteligência artificial no meio corporativo a partir da nuvem.

Digitalização

Bassols explicou que a digitalização faz parte dos principais objetivos para a Cielo em 2023. São três grandes pilares que a adquirente quer alcançar:

  • Otimizar o core de pagamento;
  • Ganhar relevância para nossos clientes além dos pagamentos, o que inclui as trilhas de serviços financeiros e serviços de valor agregado (como a oferta de um atendimento mais consultivo dos produtos na ponta);
  • E operar com uma empresa ainda mais tecnológica, algo que envolve cultura processos metodologia de trabalho e maior capacidade em dados e capacidade analítica.

O CFO da companhia, Filipe Oliveira, detalhou um pouco mais dessa jornada: “Temos dois principais macro objetivos: evoluir na oferta core de produto e garantir que os nossos produtos sejam o melhor e mais inovador do mercado de pagamentos. Além disso, queremos expandir a nossa atuação em serviços financeiros e VAS. Assim o nosso cliente sente mais valor no nosso produto”, completou.

Um dos exemplos de colocar o cliente no centro que o CFO compartilhou são os dados da URA inteligente da Cielo. O tempo médio de navegação do cliente na URA caiu 11,32% e a sua satisfação média com a URA subiu 45%, entre o quarto trimestre de 2022 e o primeiro trimestre de 2023.

 

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