A Ecoponte (Android, iOS) iniciará testes ainda no segundo semestre na Ponte Rio-Niterói com o sistema multi-lane free flow, método de pagamento de pedágio sem que o motorista precise parar o veículo ou reduzir a velocidade. No momento, o processo está em fase de compra de equipamentos e desenvolvimento dos softwares. Os estudos vão até 2024.

O projeto foi aprovado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para verificar se a solução teria eficiência operacional. Apesar dos testes, não existe previsão de eliminar a praça do pedágio. Segundo a Ecoponte, neste período, nada muda para o usuário.

O uso do free flow na Ponte Rio-Niterói é uma parceria entre concessionárias do Grupo EcoRodovias – Ecoponte, Ecosul e Eco101. E o Instituto de Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Lastran, é responsável pela análise e coleta de dados.

Início do free flow no Brasil

Em março deste ano, a CCR RioSP iniciou a cobrança de pedágio por meio da tecnologia free flow na BR-101.

A rodovia precisa de uma estrutura de metal e, ao passar por este pórtico, o motorista só precisa respeitar o limite de velocidade do trecho e seguir, pois não há nenhuma barreira física, como os boxes e as cancelas.

Este tipo de instalação cobra do motorista por meio das tags já conhecidas– como a ConectCar, Sem Parar, Veloe, entre outras – ou a partir da leitura da placa do veículo. Neste caso, o motorista precisa realizar o pagamento por outros meios, como site e app, em um prazo estipulado pela concessionária. No caso da CCR RioSP são 15 dias corridos.

 

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