| Publicada originalmente no Teletime | O Grupo Datora (que reúne as marcas Datora e Arqia) reportou resultados operacionais para o primeiro trimestre de 2023 marcados por redução de 7% na receita líquida – que somou R$ 155,5 milhões no período em meio a cenário macroeconômico incerto e queda na demanda por serviços de VoIP.

Os números foram publicados na noite da última segunda-feira, 15. Na contramão da receita, a empresa registrou alta de 15% no Ebitda (para R$ 10,2 milhões). Já o lucro líquido da Datora se manteve praticamente estável (+0,4%), totalizando R$ 4,5 milhões no primeiro trimestre.

No caso da queda de faturamento, o movimento foi relacionado ao segmento de VoIP, que recuou 12% frente ao primeiro trimestre de 2022, com as operações internacionais na vertical caindo 11%. O real mais valorizado frente ao dólar também teria afetado as receitas de origem estrangeira.

Ao divulgar os resultados, a Datora ainda relatou cenário econômico incerto no primeiro trimestre. Além da troca de governos e de casos de recuperação judicial e fraude em grandes grupos empresariais, uma crescente inadimplência nas camadas de pessoa física e PME, um mercado reticente em termos de crédito e a manutenção de níveis elevados de taxas de juros apesar da queda da inflação foram citados como razões de esfriamento da economia.

Neste sentido, uma estratégia de preservação do caixa próprio e de desaceleração da curva de investimentos foi apontada pela empresa. “É na priorização dos elementos de investimento de maior potencial de resultado, num cenário de elevado custo de capital que entendemos estar a maior eficiência na geração de retorno sobre o capital investido e no retorno para os acionistas”, afirmou a Datora.

Entre os segmentos que oferecem maior valor agregado na visão da empresa estão as plataformas de comunicação como serviços (CPaaS) oferecidas para empresas over-the-top e outros clientes: a vertical cresceu 13% em faturamento. O segmento de Internet das Coisas (IoT) dentro da área cresceu sozinho 32%.

“Evoluímos também em aumento da camada de serviços e produtos oferecidos com o lançamento da tecnologia NB-IoT (Narrow Band IoT). Esta tecnologia permitirá à Datora ampliar seu portfólio de serviços e produtos atingindo clientes antes não atendidos. Também iniciamos o teste com o eSIM para operação IoT que permitirá a oferta de serviços para os clientes deste segmento sem o SIM Card, trazendo maiores ganhos de margem, mas também uma maior gama de funcionalidades de gestão para os clientes”, afirmou a Datora, ao comentar o balanço.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!