Desde que a portaria 467, que autorizou a implementação da telessaúde no Brasil, ou seja, desde março de 2020, a plataforma Doctoralia (Android, iOS) registrou uma série de incrementos no uso de seu aplicativo. O total de agendamentos de telemedicina entre março de 2020 e abril deste ano soma 3,5 milhões.
Nos últimos seis meses, 39% dos profissionais de saúde que possuem perfil na plataforma tiveram algum agendamento de telemedicina.
Também neste período de seis meses, 72,6% dos agendamentos de teleconsultas são para as especialidades de Psicologia e Psiquiatria.
“O Brasil é a maior operação do grupo Doctoralia, a maior receita, performance e crescimento. Isso porque o brasileiro é um early adopter de tecnologia e adota soluções tecnológicas com facilidade. A regulamentação foi muito positiva para a gente”, diz Cadu Lopes, CEO da Doctoralia no Brasil, em conversa com Mobile Time.
A plataforma da Doctoralia oferece agenda online. Neste caso, o paciente vê o calendário e marca o dia e a hora que deseja e que esteja disponível. Uma vez feito o agendamento, a pessoa paciente recebe um link com informações sobre a consulta. Há ainda chat, campanhas voltadas para o paciente – como de vacinação, incentivo à realização de exames etc – além de envio de informações via SMS, WhatsApp ou Push Notification.
E, segundo Lopes, 70% dos acessos são via mobile.
Para o profissional da saúde, há também a prescrição de medicamentos, prontuário eletrônico e aplicação de gestão financeira da clínica.
A Doctoralia também oferece sua plataforma para gestores da saúde pública. Em março de 2020, em plena pandemia, por exemplo, a prefeitura de Curitiba implementou seu sistema. Atualmente, mais de 13 municípios usam. “Continuamos fazendo isso, oferecemos a plataforma completa, sem custos para os municípios, e são milhares de atendimentos já realizados”, garante o CEO.
Projeções
Para 2023, Lopes prepara a finalização da integração com a Feegow, empresa de software de gestão de clínicas adquirida em julho de 2022. “Isso vai nos permitir entrar em outros mercados nacionais e internacionais com uma oferta mais completa de portfólio”, diz.
Com a nova solução, devem entrar primeiro no Chile e Peru, para, na sequência, seguir para México, Colômbia e Argentina.
Outro plano para este ano é transformar o app da Doctoralia em uma plataforma de gestão da saúde do paciente, mantendo o histórico de exames e de saúde da pessoa.
“Estamos mirando nas clínicas de saúde. 90% da nossa base é focada em profissionais individuais e a Feegow é focada em clínicas e hospitais e franquias de clínicas. Com isso, passamos a cobrir todo o sistema”, completa o executivo.
Outro plano que começa a entrar em ação é a possibilidade de transformar o app da Doctoralia em zero rating a partir de acordos com operadoras móveis. “Poderíamos abrir o zero rating para fazer em casos específicos. Estamos analisando”, diz.
Operação
No Brasil, a operação acontece a partir do escritório em Curitiba, mas o grupo atua em outros 12 países: Polônia, México, Espanha, Itália, Alemanha, Turquia, Colômbia, República Tcheca, Portugal, Argentina, Chile e Peru.
Globalmente, o grupo atende 53 milhões de pacientes e processa mais de 13 milhões de agendamentos de consultas por mês e possui mais de 2 milhões de profissionais de saúde em sua base, com um total de 10 milhões de avaliações de pacientes.
Relembre
A portaria foi lançada em março de 2020, mas a regulamentação só saiu no fim de 2022. O Projeto de Lei que regulamentou a prestação de serviços de saúde de forma online foi aprovado na Câmara dos Deputados, no Senado, e foi sancionado pelo então presidente Jair Bolsonaro em 28 de dezembro de 2022.