A InDrive vai lançar nos próximos meses no Brasil um serviço de entregas B2B, focado em grandes empresas. Sua atuação acontecerá de três formas: 1) entrega como um serviço, com contratação avulsa; 2) frota como serviço, ou seja, tercerização de uma frota de entregadores para a empresa-cliente; 3) fornecimento de uma plataforma de gestão de entregas para aquelas empresas que possuem uma frota própria, mas carecem de tecnologia para a sua gestão. A novidade, batizada como Delivery Pro, foi apresentada em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 30, em São Paulo.

“No mundo corporativo, a complexidade logística exige muitas vezes que grandes empresas construam sua própria frota para entregas. A Delivery Pro é uma plataforma para as necessidades corporativas. Foi desenhada para atender as demandas de grandes empresas”, explicou Sardana Mikheeva, vice-presidente de operações da InDrive.

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Sardana Mikheeva, da InDrive: “A Delivery Pro é uma plataforma para as necessidades corporativas. Foi desenhada para atender as demandas de grandes empresas”.

O novo serviço deve usar principalmente VUCs (veículos urbanos de carga) e se ater a entregas intraestaduais. A operação será feita através de um aplicativo novo, diferente do InDrive usado pelo grande público. O lançamento é esperado para o inverno brasileiro, mas não foi revelado por quais cidades a InDrive começará.

Delivery

A plataforma para B2B vai operar de maneira separada do segmento de entrega para pessoas físicas ou pequenas e médias empresas (PMEs) da InDrive. Este último vem crescendo rapidamente: sua receita aumentou 160% de 2021 para 2022. O Brasil responde por 40% das entregas da InDrive no mundo. E no primeiro trimestre de 2023 o faturamento com entregas no Brasil subiu 70% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Motos e cashless

Outra novidade da InDrive é a entrada no segmento de mototáxi. Ele está sendo testado em algumas cidades do Norte e Nordeste, como Manaus e Teresina. A empresa está priorizando cidades onde esse meio de transporte é mais aceito culturalmente e desde que não haja nenhum impedimento legal.

Por fim, a companhia iniciou testes com pagamento por cartão de crédito dentro do app, por enquanto somente em Minas Gerais. No resto do País, as corridas só podem ser pagas em dinheiro ou Pix, em acerto feito diretamente entre passageiro e motorista. A taxa pelo uso da plataforma da InDrive é descontada de créditos pré-pagos pelo motorista. Essa taxa é de 9,9% na maior parte do País, mas pode ser um pouco maior nas cidades onde a prefeitura cobra uma taxa municipal para apps de transporte, como acontece em São Paulo e Curitiba. Na capital paulista, por exemplo, a InDrive cobra 14%. No Rio de Janeiro, por outro lado, a companhia por enquanto não cobra nada pelas corridas, pois aguarda a regulamentação municipal.

 

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