Entrou em vigor na última quinta-feira, 1, os novos preços de uso das mensagens no WhatsApp por empresas. Conforme antecipado por Mobile Time, se antes, qualquer conversa iniciada no app de mensageria custava US$ 0,05, agora as empresas serão cobradas de acordo com a finalidade do envio. Serão quatro opções: mensagens de marketing; de utilidade/pós-venda; de autenticação; e de atendimento.
As mensagens de marketing passam a ter um custo de US$ 0,0625. Para mensagens de utilidade/pós-venda, o preço passa a ser US$ 0,0350; de autenticação, US$ 0,0315; e mensagens de atendimento/serviços, US$ 0,03.
Vale lembrar que antes, quando a conversa era iniciada pelo cliente, a empresa tinha um custo de US$ 0,03 para responder. Mas quando era o inverso, ou seja, quando a empresa iniciava a conversa com o cliente, o custo era de US$ 0,05.
Confira mais detalhes sobre cada categoria:
Marketing —incluem em suas mensagens promoções ou ofertas, atualizações informativas ou convites para os clientes responderem ou agirem;
Utilitário/Pós-venda — facilitam uma solicitação ou transação específica e acordada, ou atualizam um cliente sobre uma transação em andamento. São, por exemplo, confirmações de transações, atualizações de transações e/ou notificações pós-venda.
Autenticação —permitem que a empresa autentique usuários a partir de senhas únicas, potencialmente em várias etapas do processo de login (por exemplo, verificação de conta, recuperação de conta, desafios de integridade).
Serviço — ajudam a resolver as dúvidas dos clientes.
O WhatsApp estipulou que as conversas de marketing, utilidade e autenticação só podem ser abertas com mensagens que sigam um modelo pré-definido. As mensagens de serviço podem ser abertas com mensagens de formato livre.
A cobrança não é por mensagem individual, mas por conversa, cuja janela é de 24 horas.
As conversas de marketing, pós-venda, autenticação e serviço duram 24 horas, a menos que sejam fechadas por uma conversa de ponto de entrada gratuita recém-aberta.
As conversas de ponto de entrada gratuita duram 72 horas.
As contas do WhatsApp Business têm direito a 1 mil conversas de serviço gratuitas por mês em todos os seus números comerciais. Conversas de marketing, pós-venda e autenticação não estão incluídas neste pacote de gratuidade.