A Nice inaugurou nesta segunda-feira, 12, a sua fábrica em Limeira, cidade a 150 km da capital paulista. Ao todo, a companhia investiu de capital próprio R$ 140 milhões em cinco anos de desenvolvimento da nova planta focada em automação residencial e industrial, contando com a compra do terreno de 40 mil metros quadrados até o início da operação. Desse total, 90% está pago, explicou o CEO global da Nice, Roberto Griffa.

Por enquanto, dos 40 mil metros quadrados, 19,2 mil são de área construída e 9 mil metros quadrados, de área verde que deve virar um parque para os funcionários. 450 trabalhadores atuaram no projeto. Ao todo, a fábrica da Nice gerou R$ 3,5 milhões em impostos (INSS, ISS, IR e PCC).

De acordo com o prefeito de Limeira, Mário Botion (PSD-SP), a fábrica ajuda a atrair investimentos e outras empresas para sua cidade. O mandatário reconhece ainda que a posição estratégica da fábrica da Nice (às margens da Rodovia Anhanguera) é “uma vitrine” para atrair outras companhias.

Nice

Fábrica da Nice em Limeira, SP (crédito: Adriano Pacelli/Nice)

Foco

O complexo servirá tanto para a produção fabril e funções administrativas, como para centros de treinamento e pesquisa e desenvolvimento de equipamentos voltados para automação da empresa italiana, como explicou o diretor geral da Nice para o Brasil, Hector Trabucco: “O objetivo dessa fábrica vai além da verticalização e internalização de alguns produtos e componentes. Também foca em outros mercados do mundo”, disse.

“Queremos ser a referência principal do mercado para automatizar uma residência com iluminação, ar-condicionado, cortinas, áudio e vídeo e portões”, complementou o executivo, sobre a posição da Nice em Internet das Coisas.

Ao todo, 260 pessoas trabalharão na fábrica. Segundo Jorge Pruano, gerente industrial da Nice Brasil, a operação da fábrica “será sob demanda” vinda dos seus clientes (empresas, integradores e distribuidores). Logo, o executivo preferiu não compartilhar a capacidade de produção da unidade, mas afirmou que é capaz de atender o mercado interno e externo.

Estrutura

Com cinco linhas de produção, o foco da planta será em motores automatizados (de portão e chancela, por exemplo). Esses motores já estão preparados para receber conectividade via Bidi-WiFi, o protocolo de comunicação da Nice que permite ao usuário controlar o seu portão à distância por app. Esses equipamentos abastecerão o mercado nacional e internacional, inclusive Américas e Europa.

Por sua vez, a fábrica de Santa Rita do Sapucaí/MG seguirá no desenvolvimento dos equipamentos IoT.

Vale dizer, a planta de Limeira terá conceitos de indústria 4.0, robótica e automação, como o Building Management System (BMS) para gerenciar a planta. Também terá equipamentos do próprio portfólio da Nice, como controle de acesso com leitor facial e QR code, além de home center da Fibaro e Yubii, marcas da fabricante.

 

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