Calma, gente. A análise de app desta semana ainda não é do Threads. Deixa a nova rede social do Mark Zuckerberg (Meta) e Adam Mosseri (Instagram) azeitar e quem sabe chegar nos 200 milhões de usuários até lá. Enquanto isso, a dica desta semana é o app do Liverpool FC (Android, iOS) e o aplicativo da TV do Liverpool, o LFC TV Go (Android, iOS).

Se você está cansando de ver jogos de futebol ruins, Copa Oro ou aquela partida com meio a zero do seu time para sair da zona do rebaixamento, o Liverpool disponibilizou um voucher (GOFREE23) para usuários assistirem os jogos de pré-temporada.

Deixando o futebol de lado, baixei o app e encontrei vários achados que são interessantes de compartilhar.

Para começar, o usuário deve criar o login e ativar o voucher ou pelo site do Liverpool ou pelo app principal do clube, o Liverpool FC. E mesmo assim precisa registrar um cartão de crédito para liberar o voucher.  Ou seja, se quiser ver vídeos, o consumidor precisa ter os dois apps. Em 2023, isso é um convite ao abandono do carrinho.

Gamificação, privacidade e listas de SDKs

Porém, o app traz uma sensação de pertencimento. Ao se cadastrar, o torcedor ganha uma carteirinha virtual e um número com seu nome, igual a uma carteirinha de saúde. Toda vez que acessa o app, o usuário ganha pontos por gamificação, que podem ser trocados por produtos, como flâmulas ou ingressos de jogos.

E um ótimo ponto muito interessante que vejo pela primeira vez em apps de futebol é a preocupação com a privacidade. Além de dar a opção de quais cookies pode captar (funcionais, de performance e de publicidade-alvo), o app do Liverpool mostra a lista completa, clara e evidente dos kits de desenvolvedor (SDKs) que usa. Inclusive tem até uma busca que mostra a descrição de alguns dos SDKs, mas a maioria é só o nome.

Vale dizer que essa solução também é um SDK da OneTrust, uma empresa de privacidade, segurança e governança que atua com produtos e soluções para companhias se adequarem às leis de segurança e proteção de dados pessoais, como GDPR, COPPA, HIPPA e a brasileira LGPD.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!