A Meta apresentou nesta segunda-feira, 17, uma série de ferramentas para facilitar a edição e a publicação de vídeos no Facebook (Android, iOS), além de trazer mais interações dos usuários da rede social com os criadores de conteúdo no Instagram. Seja para vídeos curtos (Reels) ou mais longos no feed, o usuário terá funcionalidades para adicionar áudio, vídeo e música por meio de uma tela de edição, a Unified Creation Tools, que também está disponível e no Meta Business Suite.
Também será possível remover ou adicionar clipes diferentes, acelerar ou inverter partes de vídeos, melhorar o acesso a efeitos sonoros misturando música, clipe de áudio, redução de ruído e sobreposição de voz (narração em off, no linguajar da comunicação). O Facebook também passa a disponibilizar a possibilidade de publicação de vídeo em HDR, high dynamic range, que melhora a qualidade da imagem.
Fim do Facebook Watch
As mudanças fazem parte de um movimento da Meta para dinamizar o consumo de vídeo na plataforma. Como parte disso, o Facebook Watch agora foi substituído para aba Vídeos. Com a aba mais centralizada, a Meta tem como intuito deixar mais fácil o acesso do consumidor aos vídeos publicados na rede social.
Outra novidade dessas alterações é a possibilidade de o usuário do Facebook assistir e interagir com o Reels do Instagram. Desse modo, a Meta quer que os criadores de conteúdo da rede imagética alcancem um novo público no Facebook, mesmo se não possuírem conta na principal plataforma da companhia.