A Globo planeja ofertar mais produtos através de seus robôs de conversação do Globoplay. Para Wanderley Baccalá, diretor do hub digital da companhia, a entrega de produtos via chatbots no WhatsApp e na web faz parte da evolução natural de sua plataforma para ter um papel mais consultivo e estar mais próximo do consumidor.
“A nossa evolução caminha muito com a evolução digital da Globo. A tecnologia e o conteúdo passam a ser os dois corações. Deixamos de ser uma empresa só de publicidade e passamos a oferecer produtos diretamente ao consumidor (leia-se D2C ou direct-to-consumer). Em 2020, nós trouxemos um conjunto de plataformas, como o CRM robusto e um bot que entende a jornada do consumidor. Acreditamos muito na personalização”, disse durante o Super Bots Experience 2023, evento organizado pelo Mobile Time nesta quarta-feira, 2.
“Agora, o nosso grande sonho é entregar conteúdo, publicidade e experiência, tudo individualizado. Com ele (chatbot) evoluindo na pós-venda, ofertando produtos, evitando churn e começando a ser um vendedor, seja em upsell ou cross sell, inclusive com parceiros”, completou, ao afirmar que paralelamente o bot pode ajudar a incrementar o CRM com mais informações.
Atualmente, são algumas “centenas de milhares” de usuários mensais no bot, e a Globo tem retenção em 85% dos contatos. Um volume baixo e com forte potencial de evolução, se considerar que 85% da Internet brasileira (125 milhões) são impactados por produtos da empresa de mídia todos os meses.