A indústria de aplicativos móveis tem demonstrado sinais e tendências muito positivas em 2023. No entanto, como projetado, estamos começando a enfrentar um período de declínio econômico global, que pode chegar a afetar o Brasil. Li recentemente em uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial (WEF) que cerca de 18% dos economistas-chefes dos setores público e privado consideraram a ocorrência de uma recessão mundial “extremamente provável” neste ano.
Isso representa um grande desafio para os negócios, especialmente para aqueles que estão tentando se estabelecer no mercado mobile. Tenho visto que profissionais de aplicativos já estão sendo afetados por este cenário com pouco orçamento disponível para publicidade, enquanto os usuários têm se mostrado menos propensos a gastar tanto quanto antes – o que coloca pressão nos modelos de monetização dos apps, desde assinaturas até compras in-app.
Embora cortar os orçamentos de marketing possa parecer uma solução rápida para cobrir uma perda de receita, existem estratégias mais eficazes a serem consideradas a longo prazo. Na verdade, vale ressaltar que as empresas que reduzem significativamente seus gastos com marketing durante crises geralmente têm dificuldades para se recuperar. Por outro lado, as organizações que mantêm ou até aumentam seus investimentos possuem mais chances de sair desses períodos mais fortes.
Uma prova disso é um estudo realizado pela Bain & Company’s envolvendo 3,9 mil empresas em todo o mundo durante a recessão de 2008, iniciada nos Estados Unidos e que repercutiu globalmente. A análise revelou que as empresas que mantiveram seus gastos com marketing e investiram no crescimento registraram uma taxa de crescimento de 17%.
Os aplicativos podem aumentar o reconhecimento da marca e a participação de mercado em um momento em que outros podem estar reduzindo, o que pode ajudar a posicionar os negócios para o sucesso a longo prazo. E é aqui que entra o remarketing como estratégia para engajar os usuários que já têm o app instalado. Afinal, a retenção de consumidores é fundamental para o sucesso de uma campanha. Usuários ativos por mais tempo proporcionam maior engajamento e mais oportunidades de monetização.
Separo aqui algumas estratégias para impulsionar o remarketing de aplicativos durante uma instabilidade econômica:
Centralizar os dados
Embora os profissionais de marketing reconheçam a importância dos dados, muitas empresas ainda não aproveitam todo o potencial que eles oferecem. Pesquisas revelam que 87% dos profissionais de marketing acreditam que precisam maximizar o uso dessas informações. A centralização de métricas e a utilização de soluções de analytics são fundamentais nesse processo, proporcionando benefícios como redução do tempo de relatório, economia de orçamento de marketing e planejamento futuro com tomadas de decisões mais precisas.
Investir em gamificação e personalização
Utilizar elementos de gamificação para manter os usuários interessados é sempre uma boa opção. Também é possível oferecer recompensas, desafios e incentivos para aumentar o engajamento e as oportunidades de monetização. Além disso, vale estimular os clientes a deixar avaliações utilizando mensagens personalizadas sempre que possível e facilitar o compartilhamento de conteúdo e links dentro do aplicativo para promovê-lo.
Mantenha a competitividade com anúncios inovadores
É necessário ser criativo com os anúncios para se destacar em um mercado concorrido. Para isso, é importante acompanhar as tendências do setor e testar novos formatos de anúncios adotados por pioneiros do mercado. Em conclusão, percebe-se que independentemente do clima econômico, as estratégias certas podem fazer toda a diferença, mesmo reduzindo os gastos. Acredito que o importante é pensar de forma criativa para superar esses desafios e prosperar no ecossistema mobile com o apoio do marketing.