O CTIO da TIM, Leonardo Capdeville, afirmou que a oferta de Fixed Wireless Broadband (FWA) em 5G da operadora deve chegar apenas em 2024. Em conversa com Mobile Time na última terça-feira, 15, o executivo explicou que para lançar o FWA “de verdade” é preciso uma consolidação/ampliação da rede em quinta geração ou virará “pequenas provas de conceito”.
Também afirmou que os dispositivos ofertados hoje são custosos. Para endereçar o problema do preço, Capdeville espera o lançamento de equipamentos FWA com Redcap (Reduced Capabity) que são menos custosos e entregam velocidade de downlink de 100 Mbps – menor que os 3 Gbps.
Capdeville também acredita que diferentemente do modelo FWA 5G no B2B, que está bem avançado com adoção em bancos, o FWA no B2C precisa de uma educação para o consumidor, pois, embora seja de fácil instalação (basta plugar na tomada e usar), ainda é preciso ensinar ao usuário como analisar o sinal do melhor cômodo de sua casa para instalar o equipamento.
B2B
Outro executivo da TIM, Alexandre Dal Forno, diretor de IoT e 5G B2B, destacou o avanço da companhia em luminárias inteligentes. Durante o Digital Transformation Summit da Qualcomm Brazil 2023, Dal Forno disse que a TIM possui atualmente 150 mil pontos comercializados e que espera chegar a 300 mil: “Iluminação pública já é uma realidade de negócios bastante importante na TIM”, relatou.