iFood (AndroidiOS) acumula mais de 70 milhões de pedidos em média por mês em 2023, afirma o head de dados da empresa, Pedro Henrique Teixeira, nesta terça-feira, 29, em evento realizado em São Paulo. No ano passado, o app de delivery contou, em média, com 65 milhões de pedidos por mês. Em comparação com 2022, a plataforma registrou um crescimento de 7%.

Atualmente, a empresa opera em 1,7 mil cidades, e tem 43 milhões de usuários ativos por mês. O iFood conta também com 330 mil restaurantes, 60 mil mercados cadastrados, 5 mil assinantes do “foodlovers” e 200 mil entregadores.

Em todos os anos anteriores, houve um aumento dos pedidos mensais. Em 2018, a empresa contava com 476 cidades e 13 milhões de pedidos/mês. No ano seguinte, subiu para 20 milhões de pedidos/mês em 975 cidades. Em 2021, o número de pedidos mensais triplicou para 60 milhões e o iFood estava presente 1,78 mil cidades. No ano passado, os dados em relação às cidades caíram para 1,7 mil, enquanto os pedidos do iFood continuaram aumentando, subindo para 65 milhões.

Modelos de negócio

O head de dados apresentou também os modelos de negócios da empresa. O primeiro deles é o modelo full service, no qual o iFood faz a intermediação da logística para o restaurante – uma tecnologia para gestão de tempo de preparo e entrega. Com isso, os pedidos são rastreáveis em tempo real, desde o atendimento até o momento da entrega, evitando fraudes.

Já o segundo se trata do modelo de marketplace, que conecta clientes aos restaurantes. O estabelecimento faz sua própria logística, incluindo a gestão de tempo, o raio e a taxa de entrega ao cliente. Atualmente, aproximadamente 65% das entregas ocorrem pelo modelo de marketplace.

 

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