O Google confirmou que está conversando com o governo federal para um projeto piloto de expansão dos endereços digitais em parceria com os Correios. A informação foi confirmada pelo gerente de parceria do Google Maps na América Latina, Wilson Rodrigues, durante o lançamento do endereço digital na Favela do Guarani em São Paulo nesta terça-feira, 5.
De acordo com o executivo, o projeto ainda está em fase de “estudo” e “conversas iniciais”. Mas ressalta que o deputado federal Júlio Lopes (PP-RJ), relator do Grupo de Trabalho sobre alternativas digitais de tributação e desburocratização da Câmara dos Deputados, que está acompanhando o projeto, é um entusiasta do tema e articulador junto ao governo. O assunto foi apresentado pelo parlamentar no último dia 25 de agosto.
Embora as conversas estejam em curso, o governo pode usar o Plus Code sem auxílio do Google, pois é um padrão aberto. Um exemplo foi o uso da plataforma de endereçamento digital no app para revendedores da TIM, o TIM + Vendas (Android, iOS).
Vale lembrar que a iniciativa ganhou o Prêmio Seleção Mobile Time 2023 na categoria inovação com impacto social/ambiental pela escolha do júri com a instalação dos endereços digitais na Favela de Paraisópolis em parceria com Americanas e G10 Favelas.
Imagem: Uma das ruas emplacadas com endereçamento digital do Google na Favela do Guarani/SP (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)