A compra da Activision Blizzard pela Microsoft por US$ 69 bilhões parece prestes a ser aprovada depois que o regulador de concorrência do Reino Unido disse nesta sexta-feira, 22, que um acordo revisado pode resolver suas principais preocupações.

A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA, na sigla em inglês) estava insegura com o acordo por ele trazer um possível prejuízo à concorrência no segmento de jogos em nuvem no Reino Unido. Mas, em agosto, depois que o acordo foi bloqueado, a Microsoft implementou remédios que amenizaram a situação. Entre eles, a Microsoft não compraria os jogos em nuvem da Activision em PCs e consoles e nem jogos novos. Em seu lugar, os direitos dos jogos da Activision em cloud gaming seriam vendidos para a Ubisoft globalmente (exceto a Zona Econômica da Europa). Com isso, a Ubisoft terá plenos direitos sobre os jogos, isso inclui explorar diversos modelos de negócios como licenciamento e assinatura.

Em contraste com o acordo original, a Microsoft não controlará mais os direitos de jogos em nuvem da Activision, portanto não estaria em posição de limitar o acesso ao conteúdo principal da Activision ao seu próprio serviço de jogos em nuvem ou de negar esses jogos aos rivais.

Ao contrário das soluções que a CMA rejeitou anteriormente, a Ubisoft será livre para oferecer os jogos da Activision diretamente aos consumidores e a todos os provedores de serviços de jogos em nuvem da maneira que escolher. O acordo com a Ubisoft também exige que a Microsoft leve os jogos da Activision para sistemas operacionais diferentes do Windows e ofereça suporte a emuladores de jogos quando solicitado, abordando a outra falha principal do pacote de soluções anterior.

A venda dos direitos de streaming na nuvem da Activision para a Ubisoft impedirá que jogos como Call of Duty, Overwatch e World of Warcraft fiquem sob o controle da Microsoft

A CMA ainda tinha algumas preocupações residuais sobre certas disposições na venda dos direitos de streaming em nuvem da Activision para a Ubisoft que poderiam ser contornadas, rescindidas ou não aplicadas.

Para resolver estas questões, a Microsoft sugeriu que os termos da venda dos direitos da Activision à Ubisoft sejam feitos pela própria CMA. A autoridade concluiu provisoriamente que esta proteção adicional deverá resolver essas preocupações residuais.

No momento, a CMA abriu consulta pública sobre as soluções propostas pela Microsoft, que ficará aberta até 6 de outubro.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!