O Avatar da Saúde (Android, iOS), aplicativo de saúde digital, nasce da necessidade das empresas de olhar de forma preventiva e preditiva a saúde corporativa, afirma a CEO da empresa, Vera Lucia Bejatto, em conversa com Mobile Time, durante o Itaú Future Day, nesta terça-feira, 26, em São Paulo. O app mapeia e monitora hábitos e estilo de vida com a utilização de inteligência artificial (IA). Também fornece missões gamificadas e dicas, assim como o acompanhamento de medicamentos, gestações e doenças crônicas.
A empresa foi fundada em 2017 e, segundo Bejatto, é uma alternativa ao plano de saúde ofertado para os colaboradores das empresas. “Os planos de saúde tradicionais são planos de doença, porque a pessoa só vai acionar quando estiver doente. Já o nosso formato é iniciado antes da doença, porque a doença é formada por hábitos não saudáveis e nós nascemos para ser saudáveis”, explica.
A tecnologia da IA está presente em todo o aplicativo. Assim que o usuário baixa o app, é necessário fazer um perfil com avatar, chamado de gêmeo digital. Ela explica que o motivo do nome é por ser uma “cópia” da sua própria imagem, de forma virtual. Esse perfil é composto a partir de um mapeamento através de uma ficha cadastral com diversas perguntas para o usuário preparadas por médicos e equipes da área da saúde.
Depois de completar o questionário, que passa por sete áreas da saúde denominadas como “fatores de risco” – saúde física, mental, emocional, social, profissional, financeira, cultural e ambiental –, a inteligência artificial traz respostas sobre cada uma dessas áreas. Em cada um dos pontos do mapeamento, o bot faz orientações, indicando “sinal vermelho”, quando precisa de cuidados especiais, “sinal amarelo” como indicador de atenção ou “sinal verde”, no caso de uma saúde perfeita.
Além do mapeamento, o Avatar da Saúde apresenta algumas sessões para manter hábitos saudáveis. Entre eles, estão: gamificação da saúde com missões personalizadas, saúde física, acompanhamentos de doentes crônicos, controle de medicamentos, módulo de gestantes, saúde emocional, calendário de vacinas e módulo de emergência.
Gamificação com missões personalizadas
Para colaborar com a reversão de risco de doenças, foi criado no app a gamificação com missões personalizadas. “As missões promovem mudança, e isso permite que o engajamento se torne maior, de forma lúdica e divertida. As pessoas precisam de recompensas, pois é com esses retornos que elas vão mudar os seus hábitos”, explica.
Telemedicina
No caso de emergências, o usuário pode fazer consulta por telemedicina, fornecido dentro do app, 24 horas por dia. O médico faz triagem com direcionamento dos casos com médicos especialistas, solicitações de exames e atestados médicos enviados digitalmente, com prescrição, se necessário.