A Zendesk contabilizou mais de 1 bilhão de ações e interações automatizadas geradas por sua base de clientes desde maio deste ano, quando lançou sua plataforma de inteligência artificial para criar chatbots e auxiliar agentes de atendimento, a Zendesk AI. A informação foi transmitida pelo CEO da empresa, Tom Eggmeier, durante evento que apresentou atualizações no seu portfólio para experiência do cliente (CX) em Nova Iorque, EUA, nesta quarta-feira, 4.
“Esse 1 bilhão de ações se traduzem em mais tempo salvo e mais atenção que as empresas podem dar aos seus clientes”, disse o executivo. “E quando estimamos o tempo total que a Zendesk AI passa ajudando os agentes de atendimento, nós não falamos de milhares de horas acumuladas, mas milhares de anos”, complementou.
Entre os casos de sucesso criados com IA da Zendesk, o CEO exemplificou com a loja de departamento Liberty, que reduziu o tempo de primeira resposta no atendimento em 73%, algo que trouxe 11% de redução no tempo de resolução e nove pontos no índice de satisfação do consumidor. Em outro cliente do setor de entretenimento – cujo nome não pode ser revelado – o resultado foi uma redução de 10% na abertura de chamados automatizados e 28% de redução no custo por chamado aberto.
“A IA já tem um enorme impacto na forma como todos nós fazemos negócios e algumas das maiores mudanças virão no espaço de atendimento ao cliente”, disse Eggmeier. “Estou confiante que a Zendesk aumentará o ritmo de inovação para nossos clientes e parceiros. Queremos ajudá-los a aproveitar o potencial da IA com a próxima geração de chatbots, dando mais velocidade e eficiência aos agentes de atendimento e possibilitando que os consumidores resolvam automaticamente seus problemas dos clientes antes mesmo que percebam que têm um problema”, explicou.
Até o final do ano, Eggmeier promete que a plataforma de IA da Zendesk ganhará mais 200 atualizações.
Imagem: CEO da Zendesk, Tom Eggmeier (reprodução: Zendesk)