A Mob2Con lançou recentemente uma ferramenta para aprimorar a reposição de produtos no varejo, seja ele feito por promotores dos fornecedores ou por funcionários da própria loja. O MobConnect – App Reposição recebe dados do estoque e venda de todos os produtos comercializados nas lojas do varejista e, para identificar possíveis problemas operacionais – como ruptura, estoque virtual, quebra etc – a empresa usa data science. A partir de insights gerados, a ferramenta envia tarefas para repositores e promotores por meio de um aplicativo para resolver os alertas. E a gerência de loja e a diretoria podem acompanhar os dados gerais por meio da plataforma web.
Como a ideia principal do MobConnect é ajudar no direcionamento dos repositores e promotores, suas principais funções são as verificações de:
– posição de estoque;
– data da última venda;
– se o produto está em ruptura operacional (quando o produto está no estoque mas não está exposto na prateleira) ou ruptura comercial (quando o produto está em falta na loja. Geralmente é um problema gerado pela falta de processos automatizados e eficientes de controle de estoque e pedido de compra);
– risco de estoque virtual;
– controle de validade.
Carlos Wayand, CEO da Mob2Con, explica em conversa com Mobile Time que os testes com a nova ferramenta geraram ganhos no operacional dos repositores e promotores. “O maior ganho foi na redução da ruptura operacional, ou seja, produtos que estavam no estoque e não tinham sido colocados na área de venda. Este índice é uma sombra no dia a dia do varejo e pode representar quase 15% de perda de venda”, resume.
A Mob2Con está presente em mais de 50 redes supermercadistas nacionais – como Carrefour, Assaí e Coop –, e 1,7 mil pontos de venda. Sua tecnologia está presente em 185 municípios, de 25 estados do Brasil. Até o final de 2023, a meta é amplificar todos esses indicadores.