Houve uma queda de 1% nos envios de smartphones ao mercado global no terceiro trimestre de 2023, indicando uma desaceleração no declínio que aconteceu nos trimestres anteriores.
De acordo com a Canalys, a Samsung continua na liderança de market share (20%), seguida por Apple (17%) e Xiaomi (14%), que assumiu a terceira posição. OPPO (incluindo OnePlus) está em quarto lugar, com 9% de fatia de mercado, e a Transsion vem logo em seguida, também com 9%.
Vale dizer que Samsung, Apple, Xiaomi e OPPO registraram queda nas vendas na comparação no terceiro trimestre de 2023 com o mesmo período do ano passado. A Transsion foi a única entre os cinco principais fabricantes com aumento de 3 pontos percentuais ano contra ano.
De acordo com a empresa de análise de mercado, a Huawei fez um retorno ao mercado doméstico importante, impulsionado pela nova série Mate de smartphones e as operadoras estão começando a estocar o produto para atender a demanda. Apesar do bom desempenho, a chinesa ainda não está em destaque no ranking e é computada no segmento “Outros”.
Enquanto isso, a Samsung reduz sua participação no segmento de entrada para se concentrar em rentabilidade e Xiaomi e Transsion expandem em mercados emergentes com produtos competitivos.
Por conta das incertezas macroeconômicas, a Canalys recomenda cautela aos fornecedores. As previsões sugerem queda nas vendas de smartphones a médio e longo prazo.