|Publicada originalmente no Teletime | A Claro reportou resultados do terceiro trimestre apontando uma receita líquida de R$ 11,48 bilhões, em alta de 5,8%, mas que indica uma desaceleração no ritmo de crescimento ao longo de 2023. No segundo trimestre, por exemplo, o crescimento foi de 7,5%. Em nove meses, a operadora soma um faturamento de R$ 33,99 bilhões no Brasil, ou salto de 8%.

A receita móvel sozinha cresceu 9,7% no trimestre encerrado em setembro para R$ 6,03 bilhões (contra 12,6% no segundo tri). A Claro também indicou salto de 12% na receita média por usuário móvel (o ARPU) e redução do churn (evasão) de linhas celulares. No acumulado do ano, o segmento móvel soma receita de R$ 17,70 bilhões, ou alta de 14,3%.

A empresa ainda destacou base 5G de 8,7 milhões de usuários ao fim de setembro, implicando em liderança na tecnologia. Em todas as gerações, são 85 milhões de clientes móveis na Claro, sendo 703 mil linhas portadas nos últimos doze meses, afirma a operadora.

Satélite

No segmento B2B, um crescimento de 39% na receita com serviços satelitais foi um dos destaques, a partir da subsidiária Embratel. O valor inclui a receita de incentivo recebido para desocupação da faixa 3,5 GHz dos clientes nos Estados Unidos.

Outras verticais que cresceram no B2B da Claro são SD-WAN (+45,1%), segurança (+28%), data center (+13%) e telemetria (+12%).

Ebitda e margem

Em termos financeiros, a Claro teve lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de R$ 4,92 bilhões no terceiro trimestre (alta de 11%). No ano, os números avançaram 12%, para R$ 14,43 bilhões.

Já a margem da empresa foi de 42,9% no terceiro trimestre, em avanço de 2 pontos percentuais em um ano. No acumulado de 2023 o indicador fica em 42,5%.

Fixo

Já a receita fixa da Claro foi de R$ 4,95 bilhões no terceiro trimestre, em queda de 0,2% na base anual que denota praticamente estabilidade. Em nove meses o segmento fixo recuou 0,9% em faturamento (R$ 14,85 bilhões).

O movimento ocorreu mesmo com avanço na receita da banda larga fixa residencial, que cresceu 7,6% durante o quarto trimestre consecutivo de crescimento na base de assinantes do grupo. A empresa é líder no segmento com mais de 9 milhões de clientes.

Do ponto de vista da rede, a Claro tem 40,3 milhões de casas passadas (HPs) em 491 municípios do Brasil com todas as tecnologias (principalmente cabo), sendo que a rede de fibra óptica (FTTH) soma 11,1 milhões de casas passadas em 450 cidades.

“A base de clientes com a oferta convergente da Claro, que combina serviços residenciais e móveis, cresceu 8% em relação ao ano anterior, e segue sendo prioridade da companhia para fidelização da base e aceleração do crescimento da receita”, destacou a empresa.

 

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