Tão logo o Google anunciou a liberação do recurso de chave de acesso (passkey) para seus usuários Android, o WhatsApp (Android, iOS) informou nesta quarta-feira, 18, que começou a oferecer o método que dispensa senhas para acesso ao app de mensageria e futuras verificações.
A solução de chave de acesso está sendo liberada gradualmente a todas as pessoas usuárias do WhatsApp nas próximas semanas e meses.
Uma vez liberada a ferramenta, será possível verificar a identidade do usuário por meio de biometria digital ou facial. Para configurar a passkey o dispositivo deve ter sistema operacional Android 9 ou superior com:
– Conta do Google vinculada;
– Configuração de tela de bloqueio;
– Versão mais recente da Google Play Store instalada no celular.
Para criar a chave de acesso, a pessoa deve:
– Entrar no WhatsApp e selecionar configurações;
– Tocar em Senhas e criar a chave de acesso e continuar.
Caso o usuário precisar reinstalar o WhatsApp e já tiver criado uma chave de acesso, poderá ser perguntado se deseja usá-la no momento do registro.
Confira aqui o passo a passo da criação de chave de acesso no blog do WhatsApp, lembrando que a versão em português ainda não possui esta opção.
De acordo com o Google, as chaves de acesso são mais seguras do que as tradicionais senhas, inclusive são uma alternativa para proteger o usuário de ameaças como o phishing. Com a passkey é possível fazer logins na conta do Google usando uma das três opções: reconhecimento facial, digital ou PIN (que desbloqueia o celular). E, depois de criar uma chave de acesso, ela pode ser usada para confirmar a identidade do usuário ao fazer mudanças sensíveis em seus dados.