A Infobip lançou recentemente o Experiences, uma solução integrada ao ChatGPT capaz de criar um assistente virtual em minutos para o WhatsApp. Voltada para o mid-market, a ferramenta de inteligência artificial generativa é um produto oferecido à parte e pretende aprimorar as interações com o cliente. Seu objetivo não foge dos mais buscados pelas empresas: aumentar as vendas, economizar tempo e garantir a satisfação do cliente final.
A ideia é que as empresas desenvolvam seus bots inserindo URLs de pesquisa, informações sobre seus produtos, Faq do site, caso tenha, e todas as informações importantes para que ele faça sua busca naquele ambiente fechado. Todos esses dados são inseridos no Experiences e salvos na Infobip. Assim, quando o cliente final consultar sobre algo da empresa, está restrito àquele banco de dados construído.
“A configuração é feita em minutos”, garante Bárbara Kohut, especialista regional de produto LATAM da Infobip. “Não precisa ser técnico, não precisa saber montar nada. O número de WhatsApp é criado em minutos e a pessoa compra na hora. O importante é a gente facilitar as empresas que não têm tempo para desenvolver chatbot. O Experiences é voltado para esse público”, explica.
A plataforma permite: gerenciamento do bot e das métricas; o salvamento de dados na plataforma de custom data (como CRM) do cliente; além de gerar insights. “E é possível entrar no conversational everything rapidamente. Ele tira dúvidas, reengaja a pessoa e fica neste looping infinito”, conta a executiva.
Estreia no Brasil e casos de uso
O Experiences chega primeiro no mercado brasileiro e deve ser lançado gradualmente em outros países onde a Infobip atua. Mais de 20 empresas estão testando a ferramenta há cerca de dois meses focadas em dois casos de uso: perguntas e respostas – como um Faq – e agendamentos, a partir da integração com o Google Calendar.
O assistente está integrado ao contact center da empresa. Assim, caso o bot não encontre a resposta para a pergunta, o cliente final pode ser encaminhado para o atendimento humano.
As próximas ferramentas a serem inseridas no Experiences são: tracking de delivery, status do delivery e devolução de produtos. “Tudo de modo a reengajar o cliente”, diz Kohut.
Além do Experiences se adaptar ao material enviado pelas empresas, é possível colocar o tom desejado de voz. Pode ser mais descontraído, mais sério ou formal.
O produto é self-service e a pessoa pode fazer o onboarding sozinha e online. A Infobip oferece um período de uso gratuito de 30 dias, mas o custo do canal do WhatsApp deve ser pago à parte.