Os envios de smartphones para o varejo tiveram uma queda de 0,7% no terceiro trimestre de 2023, na comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a 301,6 milhões de unidades. De acordo com a Omdia, cinco dos 10 OEMs globais registraram crescimento: Apple, Xiaomi, Transsion, Honor e Huawei. E o grupo de Samsung, vivo, Realme, Motorola e OPPO teve fortes quedas.
Vale dizer que, se comparado com o trimestre anterior (2T23), houve um crescimento de 13,4% nas remessas de smartphones ao mercado.
Este é o novo trimestre consecutivo de queda anual nas remessas depois de um período forte de demanda durante a pandemia de Covid-19, entre o quarto trimestre de 2020 e o 3T21.
Apesar de uma queda de 8,2% no período, Samsung continua a líder de remessas de smartphones ao mercado, com 58,8 milhões de unidades enviadas, o que representa um market share de 19%, caindo dois pontos percentuais ano contra ano. Apesar dos números abaixo, se comparado com o trimestre anterior, a sul-coreana registrou incremento de 10,3%
Já a Apple, teve aumento de 2,3% ano contra ano, tendo vendido 53,4 milhões de unidades de celulares. Atualmente, o market share da empresa é de 18%.
De acordo com a Omdia, na China, principal mercado da Apple, as vendas do iPhone 15 estavam difíceis por conta do lançamento de smartphones premium da Huawei, além de questões políticas. A analista de mercado espera que as remessas deverão aumentar no quarto trimestre, na comparação com o ano passado, devido ao aumento da demanda por celulares de alta gama.
Em terceiro lugar está a Xiaomi, com 41,5 milhões de envios de handsets ao mercado, incremento de 2,5% na comparação com 3T22, dando à chinesa 14% de market share.
Oppo e Transsion estão praticamente empatadas na quarta posição, com 26,6 milhões de celulares enviados pela primeira e 22,3 milhões pela segunda, dando a ambas market share de 9%. Mas, se para a OPPO o resultado foi de queda de 8,6% nas vendas ano contra ano, para a Transsion houve um impressionante aumento de 48,6% no período, de acordo com a Omdia.
Apesar das baixas, a Omdia acredita que, como a indústria de smartphones está ligeiramente abaixo do total de remessas do 3T22, quando chegou a 303,6 milhões, o mercado demonstra sinais de recuperação. Um deles é que cinco das dez marcas tiveram aumento nas vendas. O outro sinal é a inflação, que começa a abrandar no mundo.