“O Pix é uma grande ferramenta para ajudar os vendedores durante a Black Friday“, afirmou Daniel Davanço, country head de pagamentos para empresas do Mercado Pago, em evento realizado pelo Mercado Livre em Cajamar, nesta quinta-feira, 23.
“Nós vemos que o Pix está cada vez mais ganhando relevância”, aponta. 82% dos empreendedores disseram que estavam se planejando para fornecer vantagens e benefícios para o uso do meio de pagamento, com aumento de 34 pontos percentuais em relação ao ano passado, de acordo com estudo realizado pela companhia. Além disso, 89% conseguem oferecer descontos para quem usa o Pix.
A pesquisa foi feita em setembro deste ano pelo Mercado Pago, com mais de 6 mil vendedores do segmento de PMEs, “que são vendedores que faturam acima de R$ 30 mil por mês”. Entre eles, 91% buscam crédito para alavancar o negócio na Black Friday para: diversificação de portfólio; investimento em anúncios online; aposta em entrega rápida; ampliação do leque de meios de pagamentos; preparação do estoque; e aumento do capital de giro para promoções.
Há uma expectativa de vender mais do que no ano passado. 64% dos vendedores esperam um tíquete-médio de até R$ 100. Por isso, os comerciantes iniciaram o seu preparo para as vendas na Black Friday há muito tempo, segundo Davanço, com 58% das PMEs investindo em ações antecipadas, boa parte deles ainda em outubro.
“Antes, nós tínhamos o dia da Black Friday como o grande dia para a venda. Atualmente, a gente vê cada vez mais os vendedores se preparando antecipadamente”, analisa. Com isso, o levantamento mostra que ocorreu um aumento de 15 pontos percentuais entre os empreendedores que começaram as ações com um mês de antecedência. “Isso deixa claro que faz sentido a preparação de forma antecipada”, aponta o diretor.
Como estratégia para vender mais, 52% estão apostando em mais promoções para a data. Em relação aos investimentos que estão fazendo em promoções, 100% dos empreendedores usaram alguma ferramenta online para isso. Além disso, 76% fizeram algum tipo de anúncio dos seus produtos e 58% apostaram em anúncios nas mídias sociais. Entre eles, a maioria separou R$ 1 mil para anúncios e 25% entre R$ 2 mil e R$ 5 mil.