O Pix será mais um meio de pagamento na loja de aplicativos do Google, a Google Play, permitindo aos usuários fazerem compras e assinaturas com o pagamento instantâneo, ao mesmo tempo que dará mais uma opção de recebimento de dinheiro aos desenvolvedores que estão plugados na loja de apps. A novidade apresentada durante o Google Playtime, evento da empresa para desenvolvedores do ecossistema Android que aconteceu nesta quarta-feira, 29, ainda não tem previsão de quando será efetivada.
Hareesh Pottamsetty, líder de monetização da Google Play, comentou que o marketplace tem mais de 300 métodos de pagamentos locais. Logo, trazer o Pix para a loja de apps faz sentido, uma vez que é o principal meio de pagamento eletrônico do País, se considerar os dados mais recentes do Banco Central.
Daniel Trócoli, head de parcerias e games do Google Play na América Latina, afirmou que a oferta de Pix será com parceiros integradores, portanto, o Google não será uma instituição financeira credenciada diretamente no Banco Central, como acontece com bancos e varejistas.
Para Trócoli, a oferta do Pix ajudará tanto para desenvolvedores brasileiros quanto estrangeiros a incrementarem suas receitas com os pagamentos dos usuários brasileiros. Lembrou ainda que o Google tem uma plataforma que permite que esses profissionais tenham ajustes automáticos dos valores com:
- Atualizações automáticas com base na flutuação do câmbio;
- Notificação de ajuste de preço;
- API de configuração de preço baseada em disponibilidade regional.
O head de parcerias do Google Play afirmou que ainda não há uma data oficial de lançamento da funcionalidade.
Imagem principal: Hareesh Pottamsetty, líder de monetização no Google Play (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)