A 99Pay (AndroidiOS) está conversando com um player do mercado de CPaaS para criar uma solução de checagem de identidade em apps de mensageria. Segundo Bruno Trigo, gerente sênior de risco da carteira, a 99Pay já usa uma solução de checagem de identidade, mas via SMS, com uma solução plugada diretamente às operadoras Claro, Vivo e TIM.

A demanda pela confirmação de identidade em apps de mensageria é um tema recorrente para empresas, para reduzir erros e fraudes em transações. Essa sugestão das empresas às plataformas de mensageria foi abordada mais de uma vez no Superbots Experience, evento organizado por Mobile Time – e que chega a sua décima edição neste ano.

Entenda

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Ex-judoca e medalhista olímpico, Flávio Canto, em videoconferência (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

Durante o lançamento da campanha ’99Pay Defesa Digital’, que visa explicar aos seus 15 milhões de usuários ações para os consumidores se protegerem de golpes no mundo digital, Trigo afirmou que o uso de perfis falsos em apps de mensageria e redes sociais é a “bola da vez” para os criminosos chegarem às vítimas.

Nas ações que envolvem engenharia social “bem elaborada” junto à população vulnerável, os criminosos criam falsas personas de dois modos:

  1. Comprando dados (foto, CPF, endereço) diretamente com as pessoas no interior do Brasil por um valor irrisório, como R$ 50;
  2. E captando informações de vítimas que participam de falsos processos seletivos em busca de emprego.

Com essas informações, os fraudadores conseguem, por exemplo, abrir contas digitais para serem aplicadas em outros golpes. Apenas em 2023, a 99Pay identificou e bloqueou mais 1 mil perfis falsos.

Imagem principal: Bruno Trigo, gerente sênior de risco da carteira (crédito: Henrique Medeiros/Mobile Time)

 

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