O ar-condicionado é requisito para que uma pessoa cadastre seu veículo na plataforma da Uber (Android, iOS). E o motorista deve fazer manutenções frequentes de todo o carro, inclusive do ar-condicionado. As afirmações estão em uma publicação recente no blog do app de transporte individual.
A Uber reforça que esse tipo de conduta pode levar o motorista parceiro a receber uma nota baixa, assim como ter uma viagem cancelada ou o usuário pode reportar a situação à plataforma.
A plataforma também reafirma que a refrigeração é obrigatória em todas as categorias e que cobranças à parte de qualquer valor adicional dos passageiros em nome da Uber é proibida. Esse tipo de conduta pode levar à desativação do perfil do motorista parceiro por violar as regras de segurança do Código da Comunidade da Uber.
Relembre
No fim do ano passado, alguns motoristas de aplicativo no Rio de Janeiro passaram a cobrar pelo uso do ar-condicionado em categorias mais econômicas, como o Uber X ou 99Pop, por exemplo. No caso, a cobrança era feita por Pix ou em dinheiro, fora do billing dos apps. Os valores variavam por motorista, sendo que alguns cobravam preços fixos ou por quilômetro rodado.
No dia 8 de janeiro, o Governo do Estado do Rio de Janeiro apresentou uma resolução que proibia a prática de cobrança de valor adicional pelo uso do ar-condicionado em carros cadastrados em aplicativos de transporte particular. A resolução, publicada no Diário Oficial, apresentava medidas contra cobranças adicionais não previstas pelas plataformas e exigia que os apps informassem de maneira clara e precisa ao passageiro quanto ao uso ou não do ar-condicionado nos veículos em todas as categorias de serviços disponíveis.