A Meta está começando a liberar seus usuários de terem contas conjuntas entre suas plataformas na Europa, como Facebook, Instagram e Messenger. Anunciada nesta segunda-feira, 22, a ação tem como objetivo a adaptação da companhia às regras do Ato de Mercados Digitais (DMA) do continente europeu.
Válido para Europa, Espaço Econômico Europeu e Suíça, a empresa permitirá aos usuários saírem do lock-in do Instagram e Facebook e, com isso poderão escolher se:
- Desejam separar suas contas e trocas de informações;
- Ou manter as duas contas de Facebook e Instagram conectadas.
“Nós estamos comprometidos em continuar trabalhando para garantir que os produtos da Meta na União Europeia estejam em conformidade com o DMA e agreguem valor às pessoas”, informou a companhia em nota. “Nós montamos um time grande, multifuncional, com funcionários seniores, do mundo todo e de toda nossa família de aplicativos para chegar nesse resultado”, completou.
A empresa também apresentou mudanças no Facebook Messenger, Facebook Gaming e Facebook Marketplace, além de relembrar alternativa para os usuários que não desejam ver mais publicidades (Ads, no original em inglês) nas plataformas.
No Messenger, se o consumidor optar por desplugar as contas, precisará criar uma conta separada. Por sua vez, as pessoas que optarem por separar o Facebook do Marketplace terão a comunicação entre vendedores e compradores via e-mail no lugar do Messenger. No Facebook Gaming, os usuários que saírem só poderão jogar partidas de um único jogador, as partidas com múltiplo jogador serão destinadas apenas aos usuários conectados e com troca de informação com a rede social.
Em Ads, a regra é a mesma que foi apresentada em outubro de 2023, os usuários que optarem por não pagarem para ver anúncios devem aderir à opção paga, ou continuar usando o gratuito e vendo publicidade.