Os clientes que aderiram ao open finance do Nubank (AndroidiOS) tiveram uma economia de juros de R$ 6,4 milhões em dez meses de operação de um recurso que o alerta quando ele está em uma situação de cheque especial em outro banco. Com isso, o usuário reduz o seu tempo dentro do saldo negativo por causa da funcionalidade.

A especialista de assuntos regulatórios relacionados a open finance no Nubank, Leticia Novaes, em evento da empresa em São Paulo nesta terça-feira, 30, conta que muitas vezes o cliente tem o dinheiro para cobrir e que são situações como, por exemplo, o usuário que abriu a conta para receber o salário em um emprego já antigo, e passou a ficar no negativo sem saber. Ou uma cobrança que caiu na fatura e não sabia.

“Isso prova o quanto o open finance tem um potencial de educação financeira, pois nós temos inúmeros clientes que realmente precisam desse dinheiro que estão perdendo por conta de uma tarifa que ninguém sabe que existe ou às vezes fica sabendo de forma atrasada. Então, conseguimos avisá-lo de forma tempestiva, em primeira mão e isso é valioso”, ressalta Novaes.

Entre os casos de uso, estão as ferramentas de gestão financeira de contas que permitem a visualização de saldos, transações e movimentação de outras contas através do app (com 7,8 milhões de acessos por mês); alerta de dinheiro parado (com 1,4 milhão de clientes que já receberam o aviso); alerta de cheque especial que avisa sobre a situação de outras instituições (R$ 6,4 milhões de economia de juros ao reduzir o período em saldo negativo); e depósito utilizando saldo externo, que pode gerar um boleto ou realizar o Pix com valores mantidos em outras contas externas a partir do aplicativo do Nubank.

 

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