O PIX é o meio de pagamento mais utilizado no Brasil, adotado por 92% dos consumidores, e com alta popularidade em todas as faixas etárias. Depois vêm os cartões de crédito (76%) e débito (74%). As informações são do novo levantamento da Fiserv, feito com 600 respondentes com mais de 18 anos e acesso à internet, portadores de cartões de crédito e débito, representando a população do Brasil segundo a PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), em setembro de 2023.
As razões apontadas pelo público para a preferência pelo Pix são: ser mais prático (84%); mais rápido (71%); não ser necessário andar com dinheiro vivo (54%); ser mais seguro (40%); e ser possível usar em qualquer momento (40%). No entanto, Giuliana Cestaro, diretora de Produtos Software Express da Fiserv, nota que, em algumas situações, é necessário pagar com cartão por falta da disponibilidade do varejo.
Segundo a pesquisa, nove de cada 10 pessoas realizam pelo menos uma transação com o Pix por semana e 32% realizam mais de 10 transações de Pix por mês – porcentagem maior do que a apontada em 2022 (25%).
Ela também ressalta o aumento significativo da atração por descontos e promoções no momento de escolher um meio de pagamento, com 8 pontos percentuais desde a chegada do Pix ano contra ano.
Em relação à preferência de interface no uso do cartão de crédito e/ou de débito, o cartão com chip (47%) perdeu força em 2023 em comparação ao ano anterior, com queda de 3 pontos percentuais. Já o cartão com aproximação, mais conhecido como contactless (38%), teve um crescimento de 5 pontos percentuais ano contra ano. Além da segurança e agilidade, a diretora da Fiserv Brasil explica que este meio de aproximação proporciona também o pagamento transparente. O restante do público (14%) é indiferente.
Canais e interfaces de pagamento
O celular é o tipo de canal de pagamento mais conhecido, alcançando 89%, além de ser o preferido e o principal para a maioria dos entrevistados.
Pensando nos tipos de comunicação com o dispositivo (método de identificação do meio de pagamento), o QR Code (82%) é a interface mais conhecida e utilizada principalmente entre os jovens. Em seguida, vêm o código de barras (76%) e a aproximação (72%).
Expectativa para o próximo ano
O Pix (93%) e o QR Code (84%) são dois dos meios que os respondentes mais pretendem utilizar nos próximos 12 meses. Criptomoedas (45%) e pagamento por WhatsApp (52%) apresentam menor intenção de uso. “Pagamento por WhatsApp e com criptomoedas ainda têm espaço para obter mais educação e conscientização”, afirma a executiva.