A Kore.AI recebeu em janeiro deste ano US$ 150 milhões em uma rodada de investimento estratégico capitaneada pela FTV Capital, além de contar com apoio de NVIDIA, Vistara Growth, Sweetwater PE, NextEquity, Nicola e Beedie. Em conversa exclusiva com Mobile Time, Francisco Chang, vice-presidente sênior na América Latina e CEO da empresa no Brasil, explica como o montante será investido.

“A Kore.AI vai usar (o capital) para expansão geográfica. O dinheiro entrou para fazer essa expansão, pois a área de crescimento da empresa está fora dos EUA. Nisso, o nosso fundador e CEO (Raj Koneru) foi inteligente e visionário, pois defendeu o Brasil como um dos mercados estratégicos”, diz Chang, ao lembrar que até 2020 a empresa estava só nos EUA, em 2021 foi para a Europa e, logo depois, em 2022, veio para América Latina. “Estamos colhendo os resultados do nosso crescimento e o Brasil ajudou nisso”, completa.

A empresa também tem operações na Ásia Pacífico e no Oriente Médio. Se somar as cinco regiões, a Kore.AI tem mais de 2 mil clientes em sua carteira, de todos os setores e tamanhos. Essas firmas correspondem a 450 milhões de interações automatizadas por dia com 200 milhões de consumidores, sendo 2 milhões deles em empresas.

“Se olharmos no último ano e meio, o mercado passou da fase de euforia para a realidade, mas só agora estão vindo os investimentos. A Kore.AI é a empresa de inteligência artificial que recebeu o maior aporte nos últimos meses”, reiterou. “Estamos fazendo alguma coisa certa e que agrada os investidores”, complementa.

Vale lembrar, a Kore.AI atua com a oferta de uma plataforma no-code para criar aplicações empresariais, a partir de inteligência artificial conversacional e generativa, com grandes modelos de linguagem (LLM) e dados internos das firmas. Recentemente, a empresa apresentou um hub de LLMs, a GALE.

Com o montante recebido, a companhia também planeja fazer “investimentos pesados” na experiência do usuário e na tecnologia no-code de sua plataforma. A ideia é deixar a solução da Kore.AI “fácil de administrar, sem deixar de ser sofisticada”. Também deve investir em atendimento pós-venda, capacitação dos parceiros e em tornar as soluções mais fluentes em português para atendimento.

Avanço da IA

Chang reitera que o avanço da Kore.AI caminha junto com o movimento da IA generativa que está em sua terceira fase. Depois de passar pela explosão de uso e pelo choque de realidade com os altos custos de projetos, o VP e CEO local aponta que o momento é do “otimismo consciente” com a tecnologia: “O LLM precisa ser complementado com outras soluções para resolver os problemas. É nesse momento que estamos. Estamos falando de IA generativa mais IA conversacional. Inclusive com voz”, explica.

Nos projetos desenvolvidos pela Kore.AI, as empresas são ajudadas a criar seus LLMs e desenvolver aplicações de IA generativa (como chatbot de atendimento ou copilotos para funcionários) com dados internos estruturados. Nesse processo, Chang conta que o processo de criação do LLM e da estruturação de dados precisa ser feito ao mesmo tempo: “É como um carro, você precisa de um motor e de uma carroceria, não pode ser só um e sem o outro”, exemplifica.

“Uma vez treinada, a IA generativa responde perguntas e a parte conversacional humaniza tudo isso. Ela entende o contexto, informa se tem a resposta ou não tem resposta. O importante é que, quando não tem, ela não alucina, pois indica para buscar no ERP ou entre outros dados”.

Operação local

No Brasil, a companhia manteve a toada de crescimento de três dígitos em 2023, similar a 2022, mas o executivo não pode compartilhar mais detalhes. Chang explica que a Kore.Ai quer levar sua plataforma para pequenas, médias e grandes empresas, uma vez que a visão da Kore.AI é que a “IA veio para democratizar” o mercado e essa tecnologia precisa estar “disponível para todas as empresas e todos os tamanhos. Tanto que temos até pizzarias”, exmplificou.

Imagem principal: Francisco Chang, VP sênior na América Latina e CEO Brasil da Kore.Ai (Foto: divulgação)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!